“China: arte e magia” encanta grande público na Concha Acústica da Lagoa da Jansen

10

 

Um espetáculo cheio de simbolismos e ancestralidade

Um espetáculo para encher os olhos. Foi assim que o público que esteve na Concha Acústica da Lagoa Jansen, em São Luís (MA), na noite de sábado (18), definiu a apresentação “China: arte e magia”, da Companhia Three Tours, da cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. O espetáculo, que teve apoio do Governo do Maranhão, está em turnê pelo Brasil e esteve na capital maranhense para apresentação única.

Com o tema “Meus amigos chineses e eu”, o espetáculo já passou por países como Estados Unidos, Colômbia, Polônia, Indonésia, Equador e Eslováquia, e esteve pela primeira vez no Maranhão.

“O Maranhão e a China estabeleceram uma ótima relação nos últimos anos. Já temos diálogos muito avançados sobre futuros investimentos chineses no nosso estado. A apresentação desse grupo vem para estreitar o intercâmbio cultural e social entre os dois povos”, disse Hugo Veiga, assessor especial para assuntos internacionais da vice-governadoria.

E durante os quase 75 minutos de apresentação público pôde conferir um espetáculo cheio de simbolismos e ancestralidade. Aos 11 anos, Yara Pinheiro fico encantada com a apresentação. “Foi tudo novo para mim. Eu nunca tinha visto uma apresentação assim, nem na escola. Achei muito bonito, principalmente as meninas dançando e tocando”, comentou.

A mãe de Yara, Lucélia Pinheiro, que também levou o outro filho para o espetáculo, ressaltou que não quis perder a oportunidade de conhecer mais de perto a cultura chinesa.

“A gente não tem como viajar para lá, então, fiquei muito animada quando soube que o governo estava trazendo esse espetáculo para cá e fiz questão de vir com meus filhos para a gente poder conhecer a arte dos chineses”, contou.

Para o vendedor Aécio Vieira a apresentação foi uma experiência de aprendizado. “É sempre bom e muito importante conhecer a cultura de outros povos e essa apresentação nos dá essa oportunidade. Estou gostando muito. Eu nem queria vir, minha esposa que insistiu e eu não me arrependi de ter vindo”, afirmou.

Mas não foi apenas para o público maranhense que a apresentação foi um intercâmbio cultural. Para os membros da companhia a vinda ao estado também foi de troca de experiências. “Aqui é um lugar muito bonito, com uma cultura muito forte. Espero que o espetáculo de hoje deixe uma memória muito bonita para as pessoas”, assinalou Jiao Jiabo, professora de Kung Fu e uma das artistas que fazem parte do espetáculo.

Antes da apresentação Jiao Jiabo e dos demais artistas da Companhia Three Tours participaram de um city tuor por São Luís, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). Os 26 artistas se encantaram com casarões coloniais, culinária, instrumentos da cultura popular maranhense.

O espetáculo “China: arte e magia” celebra e divulga a magia da cultura chinesa no Brasil e volta ao país como uma das atrações da agenda comemorativa do 15º aniversário do Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Durante a apresentação, o público ludovicense pôde conferir exibições de artes marciais, danças do dragão e do leão, danças clássicas e folclóricas, bem como apresentações de músicas tradicionais, cantos folclóricos, demonstrações de caligrafia e desfiles de hanfu e qipao (trajes tradicionais chineses), entre outras atrações.

O espetáculo também acompanha a trajetória de estudantes em intercâmbio na China e suas respectivas relações com a cultura tradicional daquele país. Ao todo, foram 10 apresentações que mostraram a riqueza e a diversidade da cultura chinesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui