
Com intensidade mais forte entre o Maranhão e o Piauí
Péssima notícia para os maranhenses que estão desabrigados ou ameaçados de desabrigo e anseiam pelo retorno aos seus lares: o domingo será se chuva intensa e isto significa dizer mais pressão sobre os rios. É o que prevê a Somar Meteorologia.
De acordo com a previsão, neste domingo (16), O VCAN (vórtices Ciclônicos em Altos Níveis) são instabilidades no topo da atmosfera que intensificam a chuva em sua borda, por isso, áreas entre o Rio Grande do Norte e leste de Bahia tendem a ter pancadas de chuva e eventuais trovoadas.
Com intensidade mais forte entre o Maranhão e o Piauí, com acumulados altos. Há previsão de temporais também pelo oeste de Pernambuco.
A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.
O clima nas outras regiões:
Centro-Oeste – Tempo firme sobre grande parte de Goiás, Distrito Federal e por todo o estado de Mato Grosso do Sul. No norte de Mato Grosso chove em vários momentos do dia. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas.
A temperatura no Centro-Oeste pode variar entre 15 e 40 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Norte – Neste domingo (16), ao longo do fim de semana, o sol aparece bem mais pela região, mas ainda acontecem pancadas com moderada a forte intensidade entre Tocantins e Pará. No Acre e em Rondônia, o dia fica nublado com chuva persistente. Chove em vários momentos do dia em Manaus.
A temperatura no Norte pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 35% e 100%.
Sudeste – Neste domingo (16),as temperaturas sobem ainda mais em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas como há algumas áreas de instabilidade, o calor com umidade favorecem as pancadas de chuva que agora são típicas de verão: com trovoadas, mas passageiras. Não chove no oeste de São Paulo, triângulo e centro-norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
A temperatura no Sudeste pode variar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
Sul – O domingo será um dia de muito calor, tempo abafado possíveis recordes sobre o Rio Grande do Sul, mas também será um dia de temporais intensos na campanha e fronteira sul, devido ao avanço de uma frente fria que espalha chuva forte, tempestades severas e muita ventania, já que a frente fria encontra uma atmosfera muito quente e seca e todo esse contraste térmico intensifica as tempestades. A chuva se espalha em forma de pancadas com risco de trovoadas pelo Santa Catarina e Paraná. O calor ainda é o destaque em toda a região.
A temperatura no Sul pode variar entre 12 e 40 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 12% e 100%.
(Fonte: Brasil 61)