Cinco municípios do Maranhão participam de pesquisa para traçar perfil do turista brasileiro

0
828

Para entender o perfil do viajante brasileiro e obter informações que possam auxiliar na formulação de políticas públicas para estimular o setor de viagens no país, o Ministério do Turismo vai realizar uma pesquisa com moradores de 137 municípios de todas as regiões do país. Do Maranhão, foram selecionados para participar do levantamento cinco município: Balsas, Lago da Pedra, Pedreiras, São Luís e Timon.

O processo será dividido em duas etapas: cadastro de pessoas interessadas em participar e, posteriormente, aplicação do questionário com as perguntas definidas pelo MTur. A primeira fase terá início esta semana e tem como meta cadastrar 30 mil domicílios.

Caberá à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realizar as ligações para as residências de municípios selecionados – 27 capitais e outras 110 cidades – para coletar informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses e identificar os interessados em participar da pesquisa de Demanda Doméstica a ser iniciada no primeiro trimestre de 2018. A seleção dos municípios foi feita a partir de uma amostra aleatória que buscou ampliar a representatividade da pesquisa.

A metodologia da pesquisa a ser implementada em 2018, com coleta de dados por Painel, é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. Com ela será possível obter resultados da movimentação dos fluxos de turistas e dos seus gastos entre as diferentes regiões do País. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.

“Temos um enorme potencial de turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu país. Para isso, precisamos entender o comportamento desses turistas: o que desejam, destinos preferidos e atividades mais procuradas”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Em abril, o governo federal lançou o Brasil Mais Turismo, pacote de ações para impulsionar o turismo no país. Uma das metas é chegar, em 2022, a 100 milhões de viajantes domésticos, ante os 60 milhões registrados atualmente.

Pesquisa – A pesquisa visa a buscar opiniões de pessoas de diferentes realidades brasileiras. Veja a lista completa dos municípios onde serão colhidos os dados:

  • Região Norte
  • Rondônia – Ji-Paraná e Porto Velho; Acre – Cruzeiro do Sul e Rio Branco; Amazonas – São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Lábrea, Manaus; Roraima – Iracema e Boa Vista; Pará – Santarém, Gurupá, Capanema, Marabá, Altamira e Belém; Amapá – Calçoene e Macapá; Tocantins – Araguaína e Palmas
  • Região Nordeste
  • Maranhão – Pedreiras, Timon, Lago da Pedra, Balsas e São Luís; Piauí – Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina; Ceará – Icó, Limoeiro do Oeste, Sobral, Canindé, Crateus, Juazeiro do Norte e Fortaleza; Rio Grande do Norte – Santa Cruz, Currais Novos, Mossoró, Natal; Paraíba – Campina Grande, Monteiro, Água Brancae João Pessoa; Pernambuco – Caruaru, Goiana, Petrolina, Arcoverde e Recife; Alagoas – Limoeiro de Anadia, Delmiro Gouveia e Maceió; Sergipe – Lagarto, Poço Redondo e Aracaju; Bahia – Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santa Rita de Cássia, Alagoinhas, Ilhéus, Paulo Afonso e Salvador.
  • Região Sudeste
  • Minas Gerais – Lavras, Lagoa da Prata, Diamantina, Unaí, Montes Claros, Divinópolis, Itajubá Uberlândia, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Juiz de Fora e Belo Horizonte; Espírito Santo – Linhares, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim e Vitória; Rio de Janeiro – Cabo Frio, Nova Friburgo, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Rio de Janeiro; São Paulo – Araçatuba, São Carlos, Assis, Bauru, Campinas, Itapetininga, Itanhaém, Sorocaba, Tupã Araras, Álvares Machado, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jacareí e São Paulo
  • Região Sul
  • Paraná – Campo Mourão, Ponta Grossa, Paranavaí, Londrina, Cornélio, Procópio, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Francisco, Beltrão, Curitiba e Palmas; Santa Catarina – Joinville, Joaçaba Lages, Criciúma, Blumenau e Florianópolis; Rio Grande do Sul – Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, São Gabriel e Porto Alegre
  • Região Centro-Oeste
  • Mato Grosso do Sul – Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Campo Grande; Mato Grosso – Vila Rica, Sorriso, Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá; Goiás – Formosa, Aragarças, Niquelândia, Caldas Novas e Goiânia; Distrito Federal – Brasília.
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação