Clássicos e poesia à disposição de alunos da rede pública na cidade de Açailândia

0
264

União de esforços da iniciativa privada e poder público

Cerca de 6800 alunos de escolas públicas das zonas urbanas e rural de Açailândia no Maranhão serão beneficiados pelas ações do projeto Rotas e Redes Literárias, realizado pela Fundação Vale em parceria com a organização Cidade Escola Aprendiz e a Prefeitura Municipal de Açailândia. A iniciativa tem como objetivo promover o direito ao livro e à leitura na rede municipal de ensino e conta também com investimento da Wheaton Precious Metals.

Professores e alunos, com apoio da Secretaria de Educação do município, definiram cerca de 290 títulos de obras literárias, totalizando 6800 livros, que passarão a compor o acervo das salas de leitura das 19 escolas contempladas pela iniciativa no município. Entre os títulos, há exemplares de literatura maranhense, clássicos, poesia, livros de autores negros e indígenas, histórias em quadrinhos entre outros.

Além do acervo, três escolas do distrito de Piquiá foram contempladas ainda com a estruturação de bibliotecas e salas de leitura com mobiliário. O projeto Rotas e Redes Literárias inclui ainda a formação de professores para que eles atuem como agentes promotores da leitura em suas unidades de ensino e comunidades.

Em maio, a entrega de livros foi feita na escola Municipal Eduardo Pereira Duarte em Piquiá. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aluísio, acompanhado da secretária de Educação, Karla Nascimento; do diretor de integração Distrital do Piquiá, Riba; do vereador Demazim e do analista de Relações institucionais da Vale, Adriano Oliveira, representando a Vale e Fundação Vale.

“Investir na educação, para a Fundação Vale, é proporcionar oportunidades para uma vida melhor e mais digna. Ampliar repertórios e ter contato com a literatura é fundamental no processo de aprendizagem. Esperamos que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no projeto Rotas e Redes Literárias, colabore com a ampliação do acesso ao livro e leitura para os estudantes de Açailândia”, destacou Marcus Finco, gerente do Território Norte da Fundação Vale.

“Estamos revitalizando as salas de leitura, fazendo com que as crianças tenham acesso a livros que são discutidos e estudados em nível nacional. Tudo isso está sendo possível por conta da parceria da Prefeitura de Açailândia com a Fundação Vale, a partir do projeto Rotas e Redes Literárias”, afirmou a secretária de Educação de Açailândia, Karla Nascimento.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação