Codevasf entrega kit de nascente para Associação do Parque Estadual de Mirador

0
111

Integrantes da Associação Ambiental do Parque Estadual do Mirador (Apermira) recebeu, quarta-feira (24), um kit de nascente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf, por indicação do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

A distribuição do kit faz parte do projeto “Adote Uma Nascente”, idealizado pelo senador maranhense,  por meio do programa SOS Águas do Maranhão. Desde 2017, o parlamentar tem viabilizado kits de nascentes para municípios ribeirinhos. Cada kit contém desde arame farpado, usado para cercar as áreas de nascentes, até caminhonete tipo troller.

O kit é composto de um veiculo troller; um microcomputador; dois aparelhos de GPS; um notebook; um medidor multiparâmetro com sondas; um impressora multifuncional, e uma câmera fotográfica digital.

Os equipamentos vão auxiliar no trabalho e execução de ações de proteção, recuperação e monitoramento em áreas de nascentes localizadas no município de Mirador. O objetivo é contribuir para melhorar as condições hidroambiental e hidrográfica do município.

Laércio Araújo, presidente da associação, agradeceu ao senador Roberto Rocha, pela indicação do kit para o Parque. Segundo ele, os equipamentos serão fundamentais para desenvolver, junto às comunidades ribeirinhas de Mirador, um trabalho de fiscalização e conscientização sobre o cuidado com as nascentes.

“Nossa região tem grande potencial turístico ambiental, mas se encontrava sem assistência e apoio de autoridades públicas até agora, com a aquisição do kit de nascente. Representa a volta da presença da APERMIRA no resgate e conscientização junto à população da região. Entraremos em contato com todos os ribeirinhos para um trabalho de base muito importante para a preservação das nascentes”, afirmou Laércio.

Parque do Mirador – O Parque Estadual do Mirador é uma unidade de conservação brasileira, localizada no município de Mirador, no Maranhão. É a maior unidade de conservação ambiental do estado, com área total de 437.845 hectares.  Dentre os objetivos de sua criação estão: Proteger as nascentes do Rio Itapecuru e seu principal afluente Rio Alpercatas e garantir a diversidade de vida animal e vegetal típicas dos cerrados maranhenses. Apenas o uso indireto de seus recursos naturais é permitido.

O PEM está localizado na região centro-meridional do Maranhão e seus limites abrangem os municípios de Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Lorêto, São Felix de Balsas, São Domingos do Azeitão e o próprio Mirador.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação