Com apoio de seis legendas, Roseana lança candidatura neste domingo

0
2321

AQUILES EMIR

Com apoio de seis legendas, número que pode evoluir para sete, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) realiza neste domingo (29) a convenção que vai oficializar sua candidatura ao Governo do Estado, de Ribamar Cunha (PSL) a vice-governador e de Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) ao Senado. O evento está marcado para começar às 09h, no Espaço Renascença, e ela deve discursar antes do meio-dia, segundo informação de sua assessoria.

Além do seu partido, Roseana conta com apoio do PRP, do cunhado Ricardo Murad; PV, presidido pelo sobrinho Adriano; PSD, presidido pelo seu ex-secretário de Fazenda Cláudio Trinchão; PSC, do deputado Léo Cunha; e PMB, da ex-vereadora Rose Sales. O sétimo a compor a coligação seria o Podemos, do deputado Aluísio Mendes (ex-secretário de Segurança Pública), que ainda depende de acordos sobre a formação de chapa proporcional para bater o martelo.

Esta será a quinta vez que Roseana vai disputar o Governo do Maranhão. Ela foi eleita em 1994 e reeleita em 1998, foi derrotada em 2006 (mas reconquistou o cargo em 2009, com a cassação de Jackson Lago) e foi reeleita em 2010. Em dezembro de 2014, quando se despediu do governo, faltando vinte dias para encerramento do mandato, ela disse que não disputaria nova eleição, pois iria se dedicar à família, mas foi convencida a tentar novamente uma eleição.

Roseana terá Sarney Filho e Edison Lobão com candidatos ao Senado

Apesar das pesquisas que dão a Flávio Dino percentuais que lhe garantiriam uma vitória em primeiro turno, Roseana parte para a disputa com muita motivação, pois, segundo seus aliados, que não dão crédito aos institutos contratados para medir a popularidade de Dino, os números das pesquisas internas lhe dão amplas chances de vencer a eleição, alguns achando que isto possa ser até no primeiro turno. Segundo o senador João Alberto, esta será a eleição mais fácil que Roseana vai enfrentar.

A região tocantina seria onde seu nome enfrenta mais resistências, principalmente na cidade de Imperatriz, por isto ela escolheu para vice um político de lá, Ribamar Cunha, que disputou a eleição para prefeito em 2016, tendo ficado em quarto lugar, apesar do apoio do então gestor municipal, Sebastião Madeira (PSDB).

O vice de Roseana é irmão do deputado Léo Cunha, um dos políticos mais influentes em toda a região tocantina, e isto pode ajudá-la a ter um bom desempenho no Oeste do Estado.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação