Com oito clubes, começa a disputa do Campeonato Maranhense

0
1308

Com participação de oito times, foi aberto neste sábado (23), o Campeonato Maranhense de Futebol, com a partida entre Imperatriz e Maranhão, na cidade de Imperatriz. Para este domingo (24), estão agendas as partidas entre Araioses e Sampaio (com transmissão pela TV Guará a partir das 16h) e Moto contra São José, no Castelão em São Luís no mesmo horário.

O campeonato deste ano terá a participação dos clubes Sampaio, Moto, MAC e São José (da Grande São Luís), Imperatriz (de imperatriz), Santa Quitéria (de Santa Quitéria), Araióses (de Araióses) e Cordino (de Barra do Corda).

A competição será disputada em três turnos. 1º turno – 1ª fase, 2ª fase (semifinal) e 3ª fase (final). 2º turno – 1ª fase, 2ª fase (semifinal) e 3ª fase (final). 3º turno (final).

Os times estão divididos em dois grupos: Grupo A – Sampaio, Moto, São José e Araióses. Grupo B – Maranhão, Imperatriz, Cordino e Santa Quitéria. No 1º turno, a 1ª fase terá jogos de jogos de ida e volta, se classificando os dois primeiros de cada grupo. Na 2ª fase, haverá o cruzamento olímpico – 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A, com jogos de ida e volta. Os vencedores fazem a final (ida e volta).

No 2º turno, os times se enfrentam (no sistema só de ida) dentro do próprio grupo, se classificando os dois primeiros para a fase semifinal, que terá jogos de ida e volta, assim também como na fase final entre os dois que vencerem os confrontos semifinais.

História – O Campeonato Maranhense de 2016 será o de número 97 da história, que começou em 1918. O nosso primeiro campeão foi o Luso Brasileiro, que há décadas não existe mais. O Luso foi bicampeão em 1919.

Dos atuais times profissionais do nosso futebol, fundado em1923, o Sampaio Corrêa foi o primeiro a ser campeão. Aliás, bicampeão em 1933 e 1934. O Tricolor já tinha sido vice-campeão em 1926 e 1927. O Maranhão Atlético Clube (MAC), que é de 1932, ganhou o campeonato pela primeira vez em 1937.

Já o Moto Club, que surgiu em 1937, custou a ser campeão, mas quando ganhou o título gostou de subir ao lugar mais alto do pódio e faturou o campeonato por sete vezes seguidas (de 1944 a 1950).  O hépta do Papão é recorde no futebol do Maranhão. O Imperatriz, que foi fundado em 1962, mas custou a entrar na disputa do campeonato maranhense, só foi campeão em 2005. Atualmente é o campeão, pois faturou o título de 2015.

Recordista é a Bolívia

O maior recordista de títulos no futebol maranhense, a Bolívia Querida foi campeã por 32 vezes. O Moto ganhou 24 vezes. O MAC em 15 oportunidades. Depois vêm: Luso Brasileiro (8), Ferroviário (4), Tupan (3), Imperatriz (2), Bacabal, Footbal Athletic,  Fênix, Vasco da Gama, Sírio, Vitória do Mar e JV

Compartilhe