27 C
Sao Luis, BR
sexta-feira, 7 maio, 2021, 7:18
Home Esporte Com quatro jogos nesta sexta-feira, começa a disputa do Campeonato Brasileiro da...

Com quatro jogos nesta sexta-feira, começa a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B

0
535

O Campeonato Brasileiro Série B começa nesta sexta-feira (13) com quatro jogo. Vinte clubes vão brigar por quatro vagas na Série A. A taça é uma só e vai coroar a melhor campanha rumo à elite do futebol brasileiro. Durante as 38 rodadas, há também quem lute para permanecer na divisão.

A Série B é disputada no formato de pontos corridos desde 2006, e vem se aperfeiçoando com o passar dos anos. As novidades para a atual edição, definidas durante o Conselho Técnico, ficam a cargo do regulamento. A janela de transferências será aberta na data de 20 de junho, fechando no mesmo dia do mês seguinte. Enquanto o prazo limite para inscrição de jogadores no campeonato será 10 de setembro.

Assim como em 2017, serão 40 atletas por clube. Outra decisão mantida durante o encontro foi a proibição de mandar jogos fora do estado de origem.

Os campeões na era dos pontos corridos são Atlético de Minas, Coritiba, Corinthians, Vasco da Gama, Portuguesa, Goiás, Palmeiras, Joinville, Botafogo, Atlético-GO e América-MG.

Na temporada passada, o equilíbrio que marca a competição foi visto mais uma vez e a decisão do título ficou para a última rodada. No fim, com 73 pontos conquistados, o América-MG sagrou-se campeão. Além do time mineiro, Internacional, Ceará e Paraná garantiram uma vaga na Série A. Por outro lado, Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico sofreram o rebaixamento para a Série C.

Quem subiu – CSA: na Série D em 2016, o time alagoano vem aparecendo cada vez mais no cenário do futebol brasileiro. Ano passado, além de conquistar mais um acesso, dessa vez para a Série B 2018, o Azulão chegou ao seu primeiro título nacional ao vencer a Série C; Fortaleza: desde 2010 jogando a Série C, a equipe cearense enfim garantiu o acesso à Série B na temporada passada com um vice-campeonato; Sampaio Corrêa: depois de uma passagem rápida pela Série C, o Bolívia Querida retoma o seu lugar no Campeonato Brasileiro Série B. A última participação do clube na competição foi em 2016; São Bento: Após 35 anos, o time paulista está de volta à Série B para sua terceira participação na competição.

Quem desceu – Avaí: com a 18ª colocação na Série A do ano passado, o clube catarinense volta a disputar a Série B. Assim como fez em 2016, o Leão vai em busca de um novo acesso; Atlético de Goiás: campeão da Série B em 2016, o Dragão vai disputar a competição mais uma vez, depois de terminar na lanterna da Série A de 2017; Ponte Preta: jogando a Série A desde 2015, a equipe paulista terminou a edição do ano passado na 19ª posição e agora está de volta à Série B; Coritiba: desde 2011 na elite do futebol brasileiro, o Coxa foi campeão da Série B em 2010 e 2007 e vai disputar a competição mais uma vez na atual temporada após terminar a Série A de 2017 no 17º lugar.

Confira os jogos que abrem a primeira rodada do Brasileiro Série B:

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação