Comandado pelo técnico Abel Ferreira, Palmeiras confirmou o título de campeão brasileiro

15

Título foi confirmado com vitória do América sobre o Inter

MARIA COSTA

Comandado por Abel Ferreira, o Palmeiras tornou-se campeão Brasileiro pela 11ª vez em sua história. Antes mesmo de entrar em campo diante do Fortaleza, na noite desta quarta-feira, 2 de novembro, o alviverde teve a taça confirmada graças à vitória do América-MG por 1 a 0 sobre o Internacional.

Os 4 a 0 no clube cearense levou o Palmeiras aos 77 pontos, 13 a mais que o segundo colocado, restando três rodadas para o fim da competição.

Campanha – Líder desde a 10ª rodada, a conquista antecipada do Brasileirão, valoriza ainda mais a temporada 2022 do Palmeiras, uma vez que já havia sido campeão do Paulistão Sicredi e da Recopa Sul-Americana, além do inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Mesmo com vantagem confortável na classificação, o técnico Abel Ferreira manteve a mentalidade de disputar ‘finais’ na últimas rodadas. “Não devemos desvalorizar nossos adversários. E nós temos de continuar a fazer jogo a jogo”, disse em entrevista coletiva.

Com o título assegurado, o Palmeiras busca o feito de ser a equipe campeã com o menor número de derrotas. O alviverde foi superado por apenas Ceará e Athletico, ambas no Allianz Parque. A última derrota aconteceu na 15ª rodada, para os paranaenses, alcançando a marca de 20 jogos de invencibilidade. O título chega com 22 vitórias e 11 empates, além dois dois resultados negativos, já mencionados.

Imagem

O Palmeiras também pode se tornar o primeiro clube da era dos pontos corridos a ser campeão invicto fora de casa. Os comandados de Abel Ferreira não foram superados por nenhum rival como visitantes e ainda enfrentam o Cuiabá e o Internacional longe de casa.

Com 63 gols marcados e 22 sofridos, a equipe chega ao título com o melhor ataque e a melhor defesa. Rony, autor de 12 gols, é o artilheiro, seguido do zagueiro Gustavo Gomez, com 9; além de Dudu com 7 e Gustavo Scarpa com 6.

Recordes pessoais – Além da campanha coletiva, outros pontos merecem destaque na caminhada palmeirense. Na última rodada, Endrick tornou-se o jogador mais novo a fazer um gol pelo Palmeiras. Ele já havia sido o mais novo a entrar em campo com a camisa alviverde e agora é o jogador mais novo a conquistar um título brasileiro em toda a história.

Dudu, um dos destaques ofensivos, alcançou o tricampeonato nacional pelo clube, pois já havia sido campeão em 2016 e 2018. Abel Ferreira, por sua vez, iguala Luiz Felipe Scolari como únicos que conquistaram a Taça Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras.

(FPF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui