Comércio não funciona nesta segunda-feira, reservada para comemorar Dia dos Comerciários

0
2177

AQUILES EMIR

Os estabelecimentos comerciais de São Luís não funcionam nesta segunda-feira (23), pois, apesar de não ser feriado, nem municipal nem estadual, tampouco federal, a data é reservada para comemoração do Dia dos Comerciário (transcorrido em agosto), conforme convenção coletiva de trabalho. Além de lojas de rua e shopping centers, estão proibidos de funcionar os supermercados.

O impedimento não atinge os segmentos comerciais considerados como essenciais: postos de combustíveis, farmácias e drogarias e outros. Também funcionam normalmente os estabelecimentos bancários, as casas lotéricas, indústrias e as repartições públicas.

A reserva da última segunda-feira de outubro como dia de descanso dos comerciários foi estabelecida em convenção coletiva para compensar a jornada de fim de ano, quando o comércio estará voltado para as vendas de Natal e Ano Novo, período em que as lojas abrem até em finais de semana a fim de atender a demanda.

O alerta para o cumprimento deste acordo foi lembrado pelas entidades patronais – Federação do Comércio e Câmara de Dirigentes Lojistas – em notas à imprensa, nas quais advertem para multas a que estão sujeitas as empresas que não seguirem a determinação.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação