CONVERSA FRANCA
Comércio cria 1.400 novas vagas
Com a chegada das datas comemorativas de fim de ano, o otimismo se intensificou entre empresários do comércio, que já projetam para o último trimestre deste ano a ampliação de 1.404 novas vagas de trabalho, sendo que destas, 726 serão somente em São Luís. A estimativa, divulgada pela Federação do Comércio, foi baseada nos resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em outubro, o Icec de São Luís alcançou 121,6 pontos, superando a zona de otimismo (100 pontos), com um aumento de 3% em relação a setembro. Em relação ao mesmo período de 2023, a perspectiva de ampliação dos quadros de funcionários deve representar um crescimento 10,3%. No último trimestre de 2023, o comércio varejista gerou 659 novos postos de trabalho em São Luís e de 1.273 vagas com carteira assinada em todo o estado, segundo os dados do Caged.
“O cenário é animador para o comércio maranhense. A confiança dos empresários está alinhada com as expectativas dos consumidores, o que aumenta vendas e lucros, possibilitando a abertura de novas vagas de emprego”, avalia o presidente da Fecomércio, Maurício Feijó.
Comércio no feriado
A Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) informa que o comércio lojista de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa tem autorização para funcionar nesta sexta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Os estabelecimentos comerciais de rua, galerias e centros comerciais podem funcionar das 08h às 18h, e os de shopping centers, das 10h às 22h. Para operarem nesta data, as empresas devem pagar as horas trabalhadas com um adicional de 100% e gratificação de R$ 50,00.
Dark store
O Grupo Mateus vai transformar o prédio em que funcionou uma loja Bompreço, no bairro do São Francisco, em São Luís, na segunda “dark store” da rede para conseguir se manter competitivo num mercado em que Amazon, Shopee e Aliexpress ganham mais espaço. A dark store é um espaço exclusivo para armazenamento, separação e envio de produtos, e serve como apoio logístico para lojas virtuais, ou seja, será exclusiva do Mateus Mais. A informação é do jornalista Diego Emir (www.diegoemir.com).
Bacabeira pronta para a ZPE
O deputado estadual Ariston (PSB parabenizou, terça-feira (12), da tribuna da Assembleia Legislativa, a gestão da prefeita de Bacabeira, Carla Fernanda Gonçalo, que, segundo ele, trabalha com o propósito de deixar a cidade preparada, para a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e outros grandes empreendimentos. “Ela inaugurou obras por toda a cidade e muitos povoados receberam serviços de pavimentação asfáltica”, destacou.
Premiação a Barreirinhas
Apoiado pelo Sebrae-MA, o Povoado Bar da Hora, localizado em Barreirinhas, foi uma das iniciativas em turismo de base comunitária reconhecidas na 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na categoria Experiência/Produto. A premiação ocorreu no último dia 09, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, no Buona Vitta Resort.
O prêmio foi recebido pelos representantes da Associação de Moradores e Pescadores do povoado, Renato Amorim, Jamerson Lindoso, e Neuza Pires (presidente).
BNB com BNDES
Uma fábrica de embalagens plásticas na Paraíba foi a primeira empresa a acessar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Banco do Nordeste (BNB), após dez anos.
O crédito para capital de giro beneficiou a D&F Pack Embalagens Flexíveis, em Campina Grande (PB), iniciativa que faz parte da estratégia de diversificação de funding do BNB. Segundo o presidente Paulo Câmara, a integração entre as entidades financeiras é voltada para modernização e sustentabilidade das empresas.