Comércio livre no feriado desta quinta-feira em São Luís e demais municípios da Ilha

153

CONVERSA FRANCA 

Comércio no Dia de Corpus Christi

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que, considerando o reconhecimento da constitucionalidade do feriado de Corpus Christi pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) funcionará no dia 30 de maio (quinta-feira) respeitando as regras previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Para o trabalho em feriados, as Convenções Coletivas acordadas entre a Fecomércio e os sindicatos laborais desses municípios fixam os horários de funcionamento para lojas de rua e centros comerciais das 8h às 18h, enquanto as lojas em shopping centers das 10h às 22h.

Além disso, as empresas que decidirem abrir nesse dia devem remunerar as horas trabalhadas com um adicional de 100% sobre o valor normal da hora, considerando o caráter extraordinário do trabalho neste dia. Ainda devem garantir uma gratificação de R$ 45,00 aos funcionários chamados para trabalhar na data.

Essas diretrizes não se aplicam a farmácias e supermercados, cujas atividades são consideradas essenciais e, portanto, podem operar em horário livre durante o feriado.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor 2024 , promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) já está com inscrições abertas para o público em geral, interessado em participar da programação de conhecimento.

Para as empresas que ainda desejam marcar presença no ambiente de exposição, a inscrição continua disponível, mas com poucos estandes. A Feira do Empreendedor será realizada pelo Sebrae, de 27 a 30 de junho, na cidade de Balsas, na região Sul do Maranhão.

PENSANDO BEM…

Nunca se viu tamanha apatia política quanto está em torno da sucessão municipal de São Luís.

Capacitação em Cinema

Capacitação e democratização do mercado do audiovisual são um dos resultados que o setor industrial vem alcançando nos últimos anos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – (Lei Rouanet).

Segunda-feira (27) houve o lançamento da Formação em Documentário e Cinema Etnográfico, projeto que tem o patrocínio da Equinox Gold, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O objetivo é desenvolver projetos audiovisuais como recursos inovadores para a educação.

Intermediação entre poderes

Os vereadores de São Luís, numa iniciativa inédita, recorreram ao Poder Judiciário para que presidente do TJMA, Froz Sobrinho, faça uma mediação com vistas à aproximação da Câmara com a Prefeitura, cuja relação está bem desgastada.

“A nossa busca pela harmonia, essa pacificação política, é pela cidade de São Luís, em respeito à população”, disse o presidente do Legislativo, Paulo Victor.

A Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (28) um café da manhã solidário com o objetivo de arrecadar donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A presidente Iracema Vale afirmou que a iniciativa reflete o compromisso da Casa em promover ações sociais e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.

PERGUNTAR NÃO OFENDE 

Se quer aproximação com os evangélicos, por que o presidente Lula não foi à Marcha para Jesus?

Pedagogia do Senac

Foi encerrado ontem, no Centro de Educação Profissional do Senac, em São Luís, o Fórum de Supervisão Pedagógica com participação dos gestores de todas as unidades do órgão no Maranhao.

 Um dos objetivos dessa edição foi alinhar pedagogia, com discussões de aprendizagem, mediadas pela analista técnica da Assessoria Pedagógica Angélica Vale e a supervisora educacional do Restaurante-Escola Lívia Cruz, que estiveram no “Treinamento Modelo Pedagógico Senac”, oferecido pelo Departamento Nacional.

PAUSA PARA MEDITAÇÃO 

    • Se você não mudar de direção, terminará exatamente onde partiu
    • (Provérbio Chinês)

 

Solo seguro

O Tribunal e Justiça promove dia 06 de junho, o Workshop Governança Fundiária, com o tema “Solo Seguro Favela São Luís”, em alusão à Semana Nacional Solo Seguro Favela, realizada em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O evento é direcionado a servidores públicos, gestores municipais, advogados, cartorários e cartorárias, corretores de imóveis e estudantes dos cursos de graduação em Ciências Imobiliárias e Direito, com apoio da OAB-MA, SPU, Iterma e Sebrae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui