Comissão do Senado debate descentralização de empreendimentos de carne

0
403

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado promove nesta terça-feira (12) audiência pública interativa para debater a descentralização de empreendimentos no setor frigorífico de carne. A reunião tem início às 11h na sala 7 da Ala Alexandre Costa.

Para a audiência foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Mato Grosso; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Associação dos Criadores de Mato Grosso; da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso; da Associação Mato-Grossense de Avicultura; da Associação MatoGrossense dos Criadores de Ovinos e Caprinos e do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso.

Concentração – A concentração de grandes grupos no setor de processamento de carnes tem gerado preocupações aos pequenos e médios produtores de proteína animal, observa o senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor do requerimento da audiência pública que ouvirá entidades ligadas ao abate e ao processamento de carne e derivados.

“Municípios de todo o país têm encontrado grandes dificuldades econômicas com o fechamento ou transferência de frigoríficos para outras localidades, geralmente em decorrência da compra de estabelecimentos por grandes empresas, estimuladas, sobremodo, por financiamentos do BNDES. Pretende-se, com a audiência pública, vislumbrar meios de se descentralizar o setor e ordená-lo de forma equilibrada e justa, para que tanto os produtores, de todos os portes, quanto a indústria processadora possam desenvolver suas atividades sem maiores percalços e prejuízos aos municípios, aos trabalhadores e à fiscalização sanitária”, explica o senador na justificativa do requerimento.

(Agência Senado)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação