Comunidades recebem “locomotecas”, salas de leituras e milhares de publicações doadas pela Vale

222

Doações estão sendo feitas pela Vale e Fundação Vale

Locomotivas cheias de livros para guiar a viagem pelo conhecimento de crianças e adolescentes estão sendo entregues a partir desta quinta-feira (18) às comunidades de São Benedito, Vila Conceição, São Joaquim, Ananandiba e Pedrinhas, em São Luís, como parte do projeto Ciranda da Educação, uma iniciativa da Vale em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga.

Chamadas de “locomotecas”, as mini-bibliotecas têm como objetivo promover maior acesso a um diverso acervo de livros e estimular o hábito da leitura nos estudantes, proporcionando desenvolvimento educacional por meio de progressão cognitiva, social, ética e afetiva. As doações fazem parte do projeto Ciranda da Educação, que foi criado em 2016, a partir da identificação da necessidade de creches e espaços educativos nessas localidades.

“Muitos pais e responsáveis precisavam desta oportunidade para que pudessem trabalhar, já que não tinham com quem deixar os filhos no contraturno escolar. As crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Ciranda da Educação têm uma permanência de 80% no reforço escolar. Também houve aumento de 80% na avaliação de desenvolvimento educacional desses alunos, por meio de relatórios individuais. São dados que reforçam que a iniciativa foi acertada e necessária. E é desta forma que queremos atuar: em parceria com a comunidade, transformando a realidade”, destacou Deborah Ferreira, gerente de Relações com as Comunidades no Maranhão.

Salas de leitura – Quatro escolas públicas de ensino médio em São Luís e duas no município de Bacabeira ganharam salas de leituras na última semana, fruto do projeto Rotas e Redes Literárias, iniciativa da Fundação Vale, desenvolvida em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Também serão agraciadas nos próximos meses duas escolas em Arari, e três em Santa Rita.

No total, foram doados os mobiliários e 5.011 livros para compor o acervo de 11 salas de leitura na primeira etapa do projeto, sendo um livro por estudante matriculado. O projeto Rotas e Redes Literárias contribui para a implementação de políticas públicas de promoção do livro e da leitura através da estruturação das salas de leitura das escolas e do Farol do Saber, localizado em Arari; a ampliação do acervo de livros das salas de leitura nas escolas; formação da comunidade escolar para a gestão do espaço e promoção das capacidades leitoras dos estudantes.

Trilhos da Educação – O Projeto Trilhos da Educação disponibilizou nove publicações de temas diversos para apoiar professores e estudantes da rede pública estadual, com o intuito de fortalecer a Educação Básica nos municípios localizados nas proximidades da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. O Projeto é resultado da parceria entre a Vale, a Secretaria de Estado Educação (Seduc), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Foi entregue simbolicamente o material aos professores durante Seminário Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem. Com a iniciativa, estão sendo beneficiados 7 mil professores e gestores e 97 mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio.

Em 2021, também foram doados seis laboratórios técnico-profissionalizantes ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Outros dois estão previstos para serem entregues no dia 30 deste mês e, os demais, até o mês de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui