A ação de distribuição de alimentos realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a acampados, quilombolas, indígenas e pescadores nos 26 estados do Brasil e o Distrito Federal, ano passado, contabilizou a entrega de 4,3 mil toneladas de produtos e o favorecimento de 141.756 famílias.
As famílias receberam, com esta medida, uma complementação de alimentos para aliviar a sua situação de insegurança alimentar e nutricional.
As cestas são compostas por produtos como farinha, mandioca, arroz, feijão, leite em pó, óleo, macarrão e açúcar. A operação faz parte de parceria da Conab com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que destinou recursos da ordem de R$ 39 milhões para compra e doação dos produtos.
O maior número dos atendimentos foi para acampados da reforma agrária, nos quais 53.294 famílias receberam mais de mil toneladas de alimentos. Em seguida vêm indígenas vinculados à Fundação Nacional do Índio e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde (1,8 mil t), quilombolas (1,3 mil t) e pescadores do estado do Pará (288 t), numa ação específica para socorrer a população que sofreu conseqüências do impacto ambiental do naufrágio do navio Haidar, ocorrido em 2015.
(Da Conab)