Conab indica aumento na área de soja e milho na safra 2020/2021 no Maranhão

0
137

Produção nacional é estimada em 271,7 milhões de toneladas

Dados do oitavo Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, divulgado na última quarta-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que o estado do Maranhão apresentou aumento de área de lavouras de soja e milho segunda safra. O levantamento faz comparação com os dados da  safra 2019/2020.

Com relação à soja, o aumento de área plantada registrado foi de 3% na temporada atual, frente à safra anterior, com 1.005,7 mil ha. A produtividade média estimada é de 3.262 kg/ha, com produção esperada de 3.280,6 mil t de grãos.

No mês de abril/2021, a colheita na região sul do estado, a mais importante na produção de grãos, foi praticamente finalizada, com exceção de alguns poucos municípios que realizaram a semeadura mais tardiamente. A operação está em andamento em lavouras do oeste, centro e leste do estado, com cerca de 72% da área total de soja colhida.

Quanto ao milho safrinha, apesar do atraso no estabelecimento da cultura, com algumas lavouras semeadas no limite de janela ideal ou ligeiramente após esse período, estima-se aumento de 10,1% na área plantada, com 200,8 mil ha. A produção esperada está em torno de 1.045,2 mil t.  Segundo a pesquisa, a cultura encontra-se no período crítico para definição do potencial produtivo, necessitando, portanto, de boas chuvas na primeira quinzena de maio/2021.

O investimento no aumento de área das mencionadas culturas deve-se à alta lucratividade dos grãos, com boa remuneração para os produtores. Os preços internacionais seguem elevados e há eminente demanda externa.

Já a produção nacional de grãos está estimada em 271,7 milhões de toneladas, com um aumento de 5,7% ou 14,7 milhões de toneladas superior ao produzido em 2019/20.  Mais informações sobre a produção agrícola no Maranhão e nos demais estados, podem ser conferidas no boletim, divulgado no site da Companhia.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui