Conab orienta extrativistas do Maranhão sobre preços mínimos

0
591

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrerão, até o mês de junho, todo o estado do Maranhão, para orientar extrativistas sobre as regras de acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). As visitas tiveram início nesta semana no município de Viana.

Entre os objetivos do mutirão está a inclusão socioprodutiva de pequenos agricultores que dependem da atividade extrativa. A PGPM-Bio garante preço mínimo ao produto extrativo. Assim, quando o valor de mercado cai abaixo do mínimo, a Conab complementa a renda obtida. Basta, para isso, que seja comprovada a venda da produção por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Alguns aspectos, no entanto, dificultam o acesso deste público à PGPM-Bio,  como a precariedade de internet para cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican),  e a falta de alguns documentos necessários. As reuniões promovidas pela Conab também são uma possibilidade da Companhia mapear tais dificuldades e buscar soluções inclusive junto aos órgãos parceiros.

Mesmo com as adversidades, o estado do Maranhão é o que registra o maior acesso à PGPM-Bio. Em 2016, beneficiários do estado receberam R$ 3,7 milhões em subvenções pela venda 2,8  mil toneladas de amêndoa de babaçu – o equivalente a 67% dos recursos pagos pela PGPM-Bio em todo o país.

Podem participar da Política agricultores familiares, extrativistas, agroextrativistas, silvicultores, assentados de reforma agrária, aquicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombolas, faxinais, quebradeiras de coco babaçu e demais povos e comunidades tradicionais. O programa visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda, assim como a conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Mais informações sobre o acesso à PGPM-Bio poderão ser obtidas nas reuniões que serão realizadas pela Conab nas seguintes datas e regiões:

Data   Município
6 a 8/02/17 Viana/MA
13 a 15/02/17 Zé Doca/MA
6 a 08/03/17 Coroatá/MA
20 a 22/03/17 Pedreiras/MA
3 a 5/04/17 Bacabal/MA
17 a 19/04/17 Viana/MA
2 a 4/05/17 Pedreiras/MA
15 a 17/05/17 Bacabal/MA
29/05 a 31/05/17 Presidente Dutra/MA
12 a 14/06/17 Pedreiras/MA

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação