Confira o calendário do Enem e dos programas estudantis para o ano de 2022

269
Smiling african american teen guy in headphones looking at laptop, studying foreign language through video conference application, cafe interior

Exame está marcado para os dias 13 e 20 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou as datas de realização do exame. Na edição de 2022 as provas vão ser aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As datas foram oficializadas por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21).

Além das datas do Enem 2022, o Inep também informa na mesma portaria as datas de realização de outras avaliações do governo federal para 2022, como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Abaixo, confira a data dos exames:

  • Revalida 1ª Etapa – 1ª Edição: 6 de março
  • Revalida 2ª Etapa – 1ª Edição: 25 e 26 de junho
  • Revalida 1ª Etapa – 2ª Edição: 7 de agosto
  • Enade: 27 de novembro
  • Revalida 2ª Etapa – 2ª Edição: 3 e 4 de dezembro
  • Encceja: 28 de agosto
  • Encceja exterior: 18 de setembro
  • Encceja exterior PPL (pessoas privadas de liberdade): 19 a 30 de setembro
  • Encceja PPL: 11 e 12 de outubro
  • Enem PPL: 13 e 14 de dezembro

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Fies, Prouni e Sisu – Também nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) liberou o cronograma de inscrições dos principais programas de entrada em faculdades e universidades públicas e privadas brasileiras para quem participou do Enem 2021.

O processo seletivo do Sisu inicia em 15 de fevereiro e finaliza no dia 18 do mesmo mês. Em seguida começam as inscrições para o Prouni, entre 22 e 25 de fevereiro. No mês seguinte, será possível se inscrever para o Fies, de 8 a 11 de março.

Nesse ano, haverá ampliação na oferta de vagas disponibilizadas para o ensino superior. Para o Fies, 110.925 vagas serão disponibilizadas, enquanto as oportunidades oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda serão divulgadas.

(Agência Educa Mais Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui