Congresso Estadual do Municipalismo discute desafios do crescimento e parcerias estaduais e federais

5
Governador Carlos e presidente da Famem, Ivo Rezende, no encontro de prefeitos nesta terça-feira

Para presidente da Famem, evento tem maro histórico

O II Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense teve início nesta terça-feira (07), no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA). O evento é promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e vai até quarta-feira (8), reunindo uma gama diversificada de agentes públicos e representantes políticos em um esforço conjunto para discutir e abordar as demandas essenciais dos municípios maranhenses.

Com uma programação repleta de palestras, oficinas, debates e exposições, o congresso visa a interlocução eficaz entre as esferas municipal, estadual e federal, visando o fortalecimento das parcerias e a identificação de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios.

“No último encontro que tivemos foram anunciadas várias parcerias. Agora, novas parcerias vão continuar acontecendo para beneficiar os municípios em áreas como educação, saúde, infraestrutura e social. A nossa postura é sempre de dialogar com as prefeituras e a população. A gente identifica as necessidades, abre a parceria e depois inauguramos juntos. Esse modelo veio para dar certo, o povo é o maior beneficiado”, disse o governador Carlos Brandão.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, o congresso representa um marco histórico para o municipalismo maranhense, consolidando uma gestão eficaz e pautada no trabalho conjunto com o governo estadual.

“Nós consolidamos uma gestão que é feita com muito empenho, trabalho e, sobretudo, com parcerias com o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão, que é municipalista por convicção, conhece bem as cidades do nosso estado e sempre fez questão de ter ao seu lado a Famem nos grandes projetos para o crescimento do Maranhão”, pontuou o presidente da Famem.

Avanços – Na ocasião, o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão, destacou o comprometimento do Governo do Maranhão em promover maiores avanços e autonomia aos municípios, em sintonia com diretrizes defendidas pelo governador Brandão.

“É por meio da parceria com os municípios que a gente busca se fortalecer e assegurar que as ações cheguem, de fato, a quem mais necessita, que é a comunidade, a exemplo do Viva/Procon e de programas como o Rua Nova e Estação Tech”, disse o titular da Seam.

O prefeito Rigo Teles, de Barra do Corda, falou da importância do evento para identificar as necessidades dos municípios e estabelecer parcerias em benefício de toda a população maranhense.

“Esse congresso promovido pela Famem é muito importante para que nós possamos dialogar sobre todas as ações, incrementos e melhorias para os nossos municípios. Há um compromisso das cidades junto ao Governo do Maranhão, que tem tido um olhar sensível para a municipalidade e para fazer com que as ações dos governos federal e estadual cheguem mais rápido”, afirmou Teles.

O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, mostrou-se otimista quanto às perspectivas de levar mais investimentos e melhorias para sua cidade, em resultado das discussões e acordos estabelecidos durante o congresso.

“É um momento muito importante para os prefeitos do Maranhão e, sobretudo, para a população maranhense. A gente fica muito feliz de participar deste que é o II Congresso Municipalista. Esperamos muitas notícias boas aos municípios, como a possibilidade de levar mais investimentos e melhorar a vida do povo que representamos”, comemorou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui