Copa Libertadores volta no mês de setembro e a Sul-Americana, somente em outubro, segundo Conmebol

0
62
O jogador Luan, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ábila, do CA Boca Juniors, durante partida valida pelas semi finais (volta), da Copa Libertadores, na Arena Allianz Parque.

RAFAEL MONTEIRO

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a retomada das Copas Libertadores e Sul-Americana. A Libertadores reiniciará no dia 15 de setembro e a Sul-Americana em 27 de outubro. Ambas as competições terão seus regulamentos mantidos, como previsto inicialmente.

Em nota a entidade afirmou que o retorno estará em conformidade com as determinações das autoridades sanitárias de cada país. 

“Esse fator, somado à elaboração e aprovação unânime do Conselho do Protocolo Conmebol e de um manual operacional para viagens e treinamentos possibilita o retorno da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana. Com a aplicação rigorosa e responsável de todos os jogadores de futebol, o desejo de retorno do futebol se tornará uma realidade das condições de saúde, sempre cuidando da saúde de todos.”

De acordo com o calendário divulgado pela Conmebol, os dois campeonatos, que foram suspensos em março devido à pandemia do novo coronavírus, serão concluídos em 2021. As finais ainda não têm data confirmada, embora haja marcação no cronograma para ocorrerem em 23, 24 ou 30 de janeiro.

As semifinais de ambas as disputas estão agendadas para 6 e 13 de janeiro. Em relação a decisão da Recopa no ano que vem, que é o confronto entre os campeões da Libertadores e Sul-Americana, ocorrerá em 12 e 19 de fevereiro.

A Libertadores foi interrompida quando se encontrava na 3° rodada da fase de grupos, tendo sete representantes brasileiros em busca do título continental: Athletico Paranaense, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. Já a Sul-Almericana foi suspensa na segunda fase, com dois clubes do Brasil na disputa: Bahia e Vasco.

Eis a nota da Conmebol:

O Conselho da CONMEBOL fixou para terça-feira, 15 de setembro, o retorno da CONMEBOL Libertadores e para terça-feira, 27 de outubro, o reinicio da CONMEBOL Sul-Americana, cada uma delas cumprindo todos os protocolos e medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades. 

Este fator, somado à elaboração e aprovação unânime do Conselho do protocolo da CONMEBOL e de um manual de operações para viagens e treinamentos tornam possível o retorno da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana. Com a aplicação rigorosa e responsável das disposições sanitárias por parte de todos os envolvidos no esporte, o desejo do retorno do futebol se tornará uma realidade, sempre cuidando da saúde de todos.

Da mesma forma, o Conselho determinou que as duas competições mantenham seu formato tradicional, com a realização de todas as partidas previstas na tabela original. Os clubes que, por algum motivo relacionado à evolução da pandemia, precisarem disputar seus jogos como mandantes fora de suas cidades ou países, poderão fazê-lo após comunicação prévia no devido tempo e formato adequados, levando em consideração que os regulamentos permitem essa opção.

(Com informações da Agência Brasil e Conmebol)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação