Coréia do Norte troca oficiais antes do encontro com Estados Unidos

0
557

A Coreia do Norte mudou as três principais autoridades militares – ministro das Forças Armadas Populares, chefe do Estado Maior e o diretor do Departamento Político Geral do Exército Popular da Coreia – em meio aos preparativos para um encontro entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (04) pela agência de notícias Yonhap. As mudanças teriam sido feitas em meados de maio, e há indícios de que sejam movimentos políticos para adaptar o comando militar à espécie de abertura diplomática que vem sendo promovida no país.

“O Norte parece ter trazido novos rostos em meio às mudanças nas relações inter-coreanas e à situação na península coreana, já que os oficiais anteriores não tinham flexibilidade para pensar […]. Em particular, No Kwang Chol foi classificado como uma pessoa moderada”, disse uma fonte à agênciaYonhap.

Trump Kim Moon

O ministro das Forças Armadas do Povo Pak Yong-sik foi substituído pelo Primeiro vice-ministro No Kwang Chol, chefe do Estado Maior, Ri Myong Su, pelo seu vice Ri Yong-gil e o diretor do Departamento Geral de Políticas do Exército Popular Coreano, Kim Jong Gak, pelo general Kim Su Gil, afirma a agência de notícias.

As tensões na península coreana diminuíram significativamente em 2018, com o líder norte-coreano Kim Jong-un tendo se encontrado duas vezes com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Uma reunião de Kim com Trump está marcada para 12 de junho.

(Agência Sputnik)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação