Corte Momesca recebe chave da cidade e dita o ritmo da folia em São Luís

878

Com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca, sexta-feira (09), a Praça Nauro Machado, foi dada a largada para o carnaval, que prossegue até a terça-feira (13). Ao entregar a chave ao Rei Momo Danilo Ferreira, acompanhado da rainha Nyna Gracyelle e das princesas Rayane Moraes e Natália Silva, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, manifestou o desejo de paz e alegria aos foliões de São Luís e visitantes.

“Estamos caminhando para termos uma festa alegre, e, sobretudo, com tranquilidade, congraçamento e exaltação de nossos valores. Este é o verdadeiro sentido do carnaval”, resumiu.

A secretária adjunta de cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Vanessa Leite, disse que a programação destá bem diversificada, além de ter sido planejada com antecedência para que maranhenses e turistas pudessem aproveitar as festas carnavalescas com a melhor qualidade.

“No primeiro dia de festa, o artista maranhense foi o protagonista, pois esse é o momento que reconhecemos e damos valor ao que vem de nossa terra. Os brincantes podem esperar nos próximos dias atrações nacionais, além da festa no novo circuito que é o da Beira-Mar”, disse Vanessa Leite.

Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, a parceria do Governo do Estado com a prefeitura de São Luís se fortalece mais uma vez com a realização do Carnaval de Todos 2018.

“Esse ano temos um circuito ampliado. O circuito da Beira-mar mostra que veio para ficar, consequentemente, temos um carnaval com muito mais participação popular. Com isso, São Luís volta a fazer parte do circuito nacional de carnaval de rua, que é uma de suas principais referência, com um diferencial que temos um concurso de passarela que é bastante significativo para a cidade de São Luís.

A Praça Nauro Machado no primeiro dia do ‘Carnaval de Todos 2018’ recebeu os shows do Grupo Palmares, da banda do Abano, Tathy Estrela, banda Kayambá, Teresa Canto e Grupo Madrilenus. O público sambou ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas, axé, samba e muito mais.

A abertura do ‘Carnaval de Todos 2018’ aconteceu também em um dos pontos mais tradicionais da cidade, no circuito Madre Deus. O berço do carnaval de rua arrastou uma multidão nesse primeiro dia de festa, fazendo que com que o público se divertisse ao som de Batuka Nego, Ribão D’Olodu, banda Tô Di Mais, Ivan Marques, Serrinha do Maranhão e Máquina de Descascar Alho.

Passarela – A primeira noite de festa contou também com o desfile de blocos tradicionais

Também durante a abertura oficial do ‘Carnaval de Todos 2018’, a Passarela do Samba recebeu na Tenda do Tambor rodas de tambor com os grupos Juventude de São Benedito, Crioula de Eliézio, Rojão de São Benedito e Boa Esperança. Na primeira noite do concurso oficial de blocos tradicionais, 16 integrantes do grupo B desfilaram na Passarela do Samba “Chico Coimbra”.

No segundo dia de festa, neste sábado (10), a programação contou com apresentações do  tambor de crioula, blocos organizados, alternativos e tradicionais e tribos de índios, além de shows infantis e outros. No bairro Madre Deus, atrações acontecem na Vila Gracinha, Praça da Saudade e Largo do Caroçudo, onde Blocos Afro desfilam levando mensagem de respeito às manifestações religiosas.

O ‘Carnaval de Todos 2018’ oferece uma programação diferenciada voltada ao público infantil na Pracinha da Lagoa com Bailinho à Fantasia, Cordão Carnavalesco Foliões de Momo e show da Banda Unidunitê.

Turismo – Com base em pesquisa realizada no período do pré-Carnaval, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, afirma que São Luís registra este ano a maior ocupação do setor hoteleiro deste período. Leia blog Conversa Franca.

“Segundo levantamento que fizemos junto à Associação da Indústria do Setor Hoteleiro, os hotéis da cidade alcançaram neste final de semana taxas superiores a 85% de ocupação. É um dado histórico”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui