
Objetivo é ensinar boas práticas para fabricação
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Maranhão) realiza dias 11, 18 e 19 de setembro, respectivamente nas comunidades Tinaí, Assentamento Conceição e Cajupary, o curso “Melhoria da Qualidade da Farinha”, voltado para agricultores que irão participar do IV Festival da Farinha. O Festival – a ser realizado de 27 de setembro a 03 de outubro pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) – tem o objetivo de eleger a melhor farinha natural de São Luís nos aspectos técnicos e de sabor.
No curso, são repassadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de farinha, tradicional produto da mesa do brasileiro, em especial do maranhense. São procedimentos previstos pela legislação para assegurar as condições sanitárias adequadas no processo produtivo e garantir qualidade ao alimento e saúde ao consumidor. O objetivo é ensinar técnicas de fabricação de farinha e boas práticas de higiene na manipulação do alimento e manuseio da massa.
“São técnicas de produção que fazem a diferença na agregação de valor à farinha, com textura e sabor diferenciado, e na conquista de novos mercados”, explica o pesquisador José de Ribamar Veloso, responsável pelas capacitações.
Durante os treinamentos, também são ensinados como fazer bom uso da manipueira, liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha e que não deve ser descartado na natureza, pois contém ácido cianídrico, venenoso.
Para a secretária da Semapa, Alessandra Pontes, o curso é o pré-evento do Festival da Farinha e tem a intenção de qualificar a produção e manejo dos produtos da mandiocultura e tornar a farinha de São Luís competitiva no mercado.
Sobre o Festival da Farinha – foi criado com o objetivo de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da Zona Rural de São Luís, com foco na mandiocultura, produção de farinha e seus derivados, base econômica de famílias dessa região. Em 2022 foi realizado o primeiro Festival da Farinha de São Luís, quando foi escolhida a melhor farinha da cidade e lançada a marca Farinha São Luís.
Saiba mais:
-
- Cartilha Boas Praticas de Fabricação de Farinha de Mandioca
https://www.embrapa.br/acre/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1081628/boas-praticas-de-fabricacao-de-farinha-de-mandioca - Cartilha Planejando uma casa de farinha http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/70699/1/3-Planejando-uma-Casa-de-Farinha.pdf
- Cartilha Boas Praticas de Fabricação de Farinha de Mandioca