Datafolha aponta Lula na liderança com uma diferença de seis pontos para Jair Bolsonaro

53

Pela margem de erro diferença pode ser de um ponto

AQUILES EMIR

Contratada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, a nova pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial neste segundo turno indica que o ex-presidente Lula seria eleito com uma diferença de sete pontos a mais que o concorrente, o atual presidente, Jair Bolsonaro. A diferença entre eles, considerando os votos totais, em que são incluídos brancos e nulos, é de cinco pontos.

De acordo com o levantamento, o petista segue à frente nesta fase da disputa com 49% das intenções de votos totais ante 44% do atual presidente. Há 1% de indecisos e 5% de brancos e nulos.

Na pesquisa da semana anterior, Lula tinha a mesma pontuação e o presidente, 43%, ou seja, este aumentou um ponto. Os que não sabiam em quem votar eram 2% e os que não iriam escolher ninguém, 6%.

Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Lula pode ter de 47% a 51% dos votos totais (que incluem os nulos, brancos e indecisos) e Bolsonaro, de 42% a 46%.

No primeiro turno da eleição, o petista teve 44,3% dos totais e Bolsonaro, 39,5%.

Quando são considerados apenas os votos válidos, Lula fica com 53% e Bolsonaro, 47%, isto é, Lula teria de 51% a 55% e Bolsonarro, de 45% a 49%.

O Instituto Datafolha obteve ainda as seguintes respostas para outras indagações:

O instituto ouviu 2.898 pessoas em 180 cidades, na quinta (13) a sexta-feira (14), em levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo registrado no TSE com o número BR-01682/2022.

(Com dados da Folha de São Paulo)