Segunda dose é fundamental para garantir a imunização
AQUILES EMIR
A manhã desta quinta-feira (25) foi de grande movimentação nos postos de vacinação da Universidade Federal do Maranhão (campus do Bacanga) e no Multicenter Sebrae, no bairro do Cohafuma, em São Luís. O movimento se justifica tanto pela retomada das aplicações do imunizantes quanto pela segunda dose que deveria ser tomada por quem já foi vacinado com o coronavac.
Um dos maiores problemas foi o retorno, fora da hora, de quem já deveria ter tomado a segunda dose, mas perdeu o prazo. No campus da UFMA no Bacanga, por exemplo, eram esperados na quarta-feira (24), 300 pessoas, porém destas, apenas seis apareceram, o que gerou uma sobrecarga nesta quinta.
Somados com as pessoas dos novos grupos prioritários chamados para essa etapa, os retardatários provocaram longas filas na área e aglomeração no Multicenter Sebrae. Para esta quinta, além dos da segunda dose de Coronavac (intervalo de duas semanas), deveriam ser imunizados com Astrazeneca, recebida nesta quarta,, pessoas com 83 anos.
A lentidão no atendimento provocou reações em muitos idosos e seus acompanhantes, que cobravam maior agilidade por parte dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que apenas cumpriam os protocolos da aplicação do imunizante.
Vacinação – Com a chegada de novas doses da vacina AstraZeneca (9.210 doses), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta quinta-feira (25), a vacinação de idosos por faixa etária contra a Covid-19, seguindo o calendário de vacinação. Hoje, os idosos de 83 anos foram vacinados; nesta sexta (26), será a vez dos idosos de 82 anos; no sábado (27), os de 81 anos; e, na próxima segunda (1º/03), serão atendidos os idosos de 80 anos. A estimativa é que sejam vacinados mais de 6 mil idosos nessa etapa.
“É imprescindível que os idosos estejam cadastrados na plataforma Vacina São Luís, pois é por meio dela que podemos estimar a quantidade de idosos a serem vacinados por faixa etária e, assim, avançarmos em nosso cronograma de imunização”, ressalta o secretário municipal de saúde, Joel Nunes.
Simultaneamente, a Prefeitura está realizando a vacinação dos idosos acamados. Em média, 100 pessoas são vacinadas por dia.
Além dos idosos, os profissionais da Saúde continuam sendo vacinados com a segunda dose, para completar o ciclo de imunização. Os serviços para esse público estão sendo oferecidos no Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae). O profissional precisa levar o cartão de vacinação e seu documento de identificação para receber a segunda dose do imunizante.