Após delação da JBS, Reinaldo Azevedo deixa Veja e Ticiana SBT

0
977
O jornalista Reinaldo Azevedo pediu demissões do site da Veja e da rádio Jovem Pan (Imagem: Divulgação/Veja.com)

AQUILES EMIR

A delação de Joesley Batista, presidente do Grupo JBS, já derrubou dois comunicadores e afetou a reputação de um terceiro jornalista. Nesta terça-feira (23), Reinaldo Azevedo, que por mais de 11 anos, assinou um blog com seu nome no site da Veja, anunciou sua demissão, que ele chamou de “encerramento de contrato”, tanto da publicação online da Editora Abril quanto da Rádio Jovem Pan, onde apresentava o programa Pingo nos Is. Também nesta terça, o SBT comunicou a saída de Ticiana Villas Boas, mulher de Joesley, do reality show Bake Off Brasil.

Reynaldo Azevedo teve seu nome incluído nas gravações do Ministério Público em conversas com a também jornalista Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), em que ele faz duras críticas à Veja. Embora não seja investigado, as conversas do jornalista foram anexadas ao processo porque a sua interlocutora, sim, era alvo do MP e da Polícia Federal. Mais do que falar mal do veículo para o qual trabalhava, Azevedo pode ter deixado claro quem o pautava, um segmento do PSDB, o que muita gente desconfiava, mas ele sempre negava.

Sobre os diálogos com Andrea Neves, Reinaldo Azevedo informou que a irmã do parlamentar mineiro era apenas sua fonte, assim como outras figuras da política nacional. Com o vazamento, ele criticou o que definiu de “estado policial”, uma vez que não é investigado. O jornalista pontuou que a divulgação do telefonema feriu uma das garantias da profissão, que tem o sigilo de fonte preservado pela Constituição.

Ticiana – Mulher do empresário Joesley Batista, Ticiana Villas Boas vai ser substituída no SBT pela confeitaria Carol Fiorentino, que foi jurada do seu programa nas duas primeiras temporadas. Ex-apresentadora do Jornal da Band, Ticiana deixou o jornalismo para apresentar programas de entretenimentos desde que se casou com o poderoso proprietário do JBS, hoje acusado de ter praticado um dos maiores crimes contra a economia brasileira e um estrago devastador na política nacional.

Resultado de imagem para ticianaA decisão de afastar Ticiana foi do SBT, mas teve o aval da jornalista. A emissora de Silvio Santos temia que sua aparição causasse repulsa de telespectadores, ofensas pelas redes sociais e fuga de anunciantes.

Um terceiro jornalista envolvido na polêmica da JBS é Cláudio Humberto, que assina uma coluna distribuída para vários jornais do país (no Maranhão é o Jornal Pequeno), bem como uma publicação online e ainda é comentarista político da Rádio e TV Bandeirantes (onde apresenta o jornal local da filiada de Brasília – DF). Segundo o executivo Ricardo Saud, Humberto teria feito algumas críticas a ele e à empresa em que trabalha, mas, a conselho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a JBS passou a pagar uma mesada de R$ 13 mil para esquecer o grupo, o que ele, claro, nega, embora só tenha incluído a empresa em seus escritos nas últimas semanas.

Justificativas – Seguem abaixo as justificativas de Reinaldo Azevedo e do SBT

Comunicado de Reinaldo Azevedo

1: não sou investigado;

2: a transcrição da conversa privada, entre jornalista e sua fonte, não guarda relação com o objeto da investigação;

3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;

4: como Andrea e Aécio são minhas fontes, achei, num primeiro momento, que pudessem fazer isso; depois, pensei que seria de tal sorte absurdo que não aconteceria;

5: mas me ocorreu em seguida: “se estimulam que se grave ilegalmente o presidente, por que não fariam isso com um jornalista que é crítico ao trabalho da patota?;

6: em qualquer democracia do mundo, a divulgação da conversa de um jornalista com sua fonte seria considerada um escândalo. Por aqui, não;

7: tratem, senhores jornalistas, de só falar bem da Lava Jato, de incensar seus comandantes;

8: Andrea estava grampeada, eu não. A divulgação dessa conversa me tem como foco, não a ela;

9: Bem, o blog está fora da VEJA. Se conseguir hospedá-lo em algum outro lugar, vocês ficarão sabendo;

10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;

11: e também há uma agressão a uma das garantias que tem a profissão. A menos que um crime esteja sendo cometido, o sigilo da conversa de um jornalista com sua fonte é um dos pilares do jornalismo.

Comunicado do SBT

A apresentadora Ticiana Villas Boas acaba de solicitar à direção artística do SBT o seu afastamento da terceira temporada do reality show Bake Off Brasil – Mão Na Massa, que estava com o início das gravações agendadas para a segunda quinzena de junho, com direção de Lucas Gentil. Com o afastamento, a emissora convidou a chef confeiteira Carol Fiorentino, que foi jurada das duas temporadas anteriores, para assumir o posto de apresentadora da atração. O empresário Fabrizio Fasano Jr. segue como jurado. A emissora comunica ainda que abre testes para selecionar uma nova jurada.

(Com dados de Comunique-se e Caras)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação