Deputados do PT na Câmara Federal acrescentam Lula a seus nomes

0
855

Sessenta deputados federais decidiram, em protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por crime de corrupção, decidiram adotar palavra Lula no nome parlamentar oficial. Assim, todos eles aparecerão no painel de votação com o nome do ex-presidente incluído.

Dentre os que mudaram o nome está o maranhense Zé Carlos, agora Zé Carlos Lula, como passará a ser chamado a fazer pronunciamentos na tribuna. 

A mudança é uma sugestão do deputado Leo de Brito (PT-AC), como forma de manifestar solidariedade ao ex-presidente. Para o deputado acreano, a condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro contraria a Constituição, as garantias individuais e todos os procedimentos legais.

“Ao incorporarmos Lula em nossos nomes parlamentares, vamos contribuir para denunciar aos brasileiros e ao mundo a injustiça cometida contra Lula, que se tornou um preso político na semidemocracia que estamos vivendo. Nossa democracia está sim sendo ultrajada por procuradores e juízes que agem impunemente à margem da Constituição e das leis”, afirmou Leo de Brito.

Resultado de imagem para ze carlos do PT
Zé Carlos agora passa a se chamar Zé Carlos Lula

Os ofícios para a mudança do nome parlamentar são encaminhados ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que os defere ou não.

“Como Lula disse, quanto mais dias ficar na prisão, mais Lulas vão nascer no Brasil, seus sonhos continuarão em todos nós, na luta para a construção de um Brasil mais justo, desenvolvido e democrático”, lembrou Leo de Brito.

Em seu discurso, Lula fez questão de frisar que aqueles que estavam ali devem levar adiante suas ideias e continuar lutando em defesa da democracia e para que o Brasil volte a ser um País para todos. “Tem milhões e milhões de Lulas para andar por mim. Minhas ideias estarão na cabeça de cada um de vocês. Meu coração baterá no coração de vocês. A morte de um combatente não para uma revolução”, declarou.

O líder do PT na CâmaraPaulo Pimenta (RS), agora Paulo Lula Pimenta, disse que a Bancada do PT – a maior da Câmara – está unida em torno da campanha “Lula Livre”, para a libertação imediata do presidente mais popular da história do Brasil e que, nos seus dois mandatos, entre 2003 e 2010, transformou radical e positivamente o Brasil, tirando da miséria mais de 40 milhões de brasileiros. Com Lula, a economia brasileira saiu do 12º para o 6º lugar no ranking mundial. Entre 2003 e 2006, fez a economia crescer, em média, 3,5% ao ano; no segundo mandato, a média foi de 4.5%.

(Com dados e imagens da Agência PT)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação