Deputados maranhenses conhecem experiência em Educação de Sobral no Ceará

0
410

Uma comitiva de deputados estaduais maranhenses liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), visitou a cidade de Sobral (CE) para conhecer experiências sobre o modelo educacional adotado nas escolas públicas, que é referência em todo o país há mais de 20 anos.  Integrarama comitiva, os deputados Neto Evangelista, Rafael Leitoa, Fernando Pessoa, Professor Marco Aurélio e Glalbert Cutrim.

Com nota 9.1, o ensino fundamental do município de Sobral teve a maior avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, indicador de desempenho da educação brasileira. A média nacional foi de 5,8.

De acordo com o senador Cid Gomes, que também participou do encontro, o segredo é promover a alfabetização na idade certa. Cid Gomes é responsável pelo modelo educacional adotado na cidade, implementado quando fora prefeito do município.

Na visita, os parlamentares conheceram o método educacional aplicado em todo o sistema, que tem como princípios: gestão escolar de qualidade, com diretores e coordenadores capacitados; formação contínuada de professores; acompanhamento de desempenho dos alunos; material escolar de qualidade e ambiente agradável.

Avaliação positiva – Para melhor entender o processo educacional das unidades de ensino de Sobral, os deputados estiveram na Escola Municipal José da Matta e Silva, que atingiu a nota 9,8 na avaliação do Ideb. A unidade atende 820 alunos do 1º ao 5º ano.

“ sala de aula, um nível mais do que satisfatório”, avaliou o deputado Neto Evangelista.

O prefeito Ivo Gomes apresentou ao deputado Othelino as diversas estratégias educacionais adotadas em Sobral

O prefeito Ivo Gomes apresentou ao deputado Othelino as diversas estratégias educacionais adotadas em Sobral

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação