
Pelo menos dois casarões foram destruídos nesta quinta
Um deslizamentos de terras, na manhã desta quinta-feira (13) provocou destruição de pelo menos dois casarões de arquietetura colonial na cidade de Ouro Preto (MG). As imagens que circulam pelas redes sociais são impressionantes e mostram o exato momento do acidente, próximo ao centro histórico da cidade, que é tombada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade.
Nas imagens é possível ver que dois casarões ficaram completamente destruídos após serem atingidos pelo deslizamento do chamado Morro da Forca. Moradores que registraram as cenas saíram correndo do local.
Segundo a Rádio Itatiaia, a Defesa Civil informou que não houve vítimas. O órgão chegou ao local momentos antes do deslizamento e conseguiu evacuar a área.
“Recebemos um telefonema [informando] que tinha um indício de um deslizamento. Imediatamente deslocamos para o local, evacuamos as pessoas que estavam no ônibus, próximas ali paradas, pedimos apoio a Guarda Municipal e 15 minutos depois veio abaixo boa parte do Morro da Forca. Tem um depósito de uma loja ali e também um casarão do século 18 da prefeitura que veio abaixo. Não tem como acessar o local, mas acreditamos que ele foi todo destruído”, explica Neri Moutinho, da Defesa Civil da cidade.
ATENÇÃO: Parte de um morro desabou em Ouro Preto, Minas Gerais. pic.twitter.com/6DhNeMWsPT
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) January 13, 2022
A informação é que há mais uma trinca e pode descer mais terra. Caso isso ocorra, o Centro de Convenções Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) corre risco de ser atingido.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atendem a ocorrência. A Defesa Civil Municipal também está no local para realizar uma vistoria na área.
A Defesa Civil Estadual é aguardada no local.
Com informações, imagens e vídeo da Rádio Itatiaia)