Instituto Paraná diz que Bolsonaro lidera com uma vantagem de 21%

2
3080

AQUILES EMIR

Duas pesquisas divulgadas na manhã desta sexta-feira (26), pelo Instituto Paraná e pela XP/Ipesp, destoam dos números do Ibope e Datafolha, divulgados quarta (24) e quinta-feira (25), e mantêm o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com amplo favoritismo em relação a Fernando Haddad (PT). Os dois leventamentos garantem uma vitória folgada neste domingo (28) pelo ex-capitão do Exército.

De acordo com o levantamento do Paraná, a diferença entre os candidatos é de 21 pontos, enquanto a XP diz que ela se manteve em 16%.

Realizado, terça e quarta-feira, considerando apenas os votos válidos (excluídos nulos, brancos e indecisos), o levantamento da XP/Ipesp diz que Bolsonaro tem 58% contra 42% de Haddad, uma diferença de 16%. Pelo Instituto Paraná, Bolsonaro aparece com 60,6% e Fernando Haddad com 39,4%, ou seja a diferença, portanto, de 21 pontos.

Os números da XP são os mesmos da pesquisa divulgada sexta-feira (19), e considerando o total de votos válidos no primeiro turno da eleição, Haddad precisaria “converter” mais de 8,5 milhões de eleitores – o equivalente aos votos válidos do Rio de Janeiro no último 7 de outubro – em apenas dois dias e sem horário de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

O levantamento da XP está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-08283/2018 e tem margem máxima de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa do Instituto Paraná está  registrada, com base na Resolução-TSE n.º 23.549/2017, no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018.

 

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

2 COMENTÁRIOS

  1. eu acredito nessas pesquisas do instituto para e da xp pois realmente mostrou o senario atual.todos sabemos que o databosta e o iboPT São institutos manipuladores e não são confiaveis

Comments are closed.