Trump exige de Zelensky cessar-fogo em reunião com clima de bate-boca

40

“Faz acordo ou estamos fora”, exige norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta sexta-feira (28) seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma visita tensa na Casa Branca, que se não houver acordo de paz, vai “lavar as mãos” e a Ucrânia sairá perdendo. Zelensky deixou a Casa Branca antes do previsto após o acalorado debate com Trump, e a coletiva de imprensa conjunta foi cancelada.

“O problema é que te dei poder para ser um cara durão, não acho que seria um cara durão sem os Estados Unidos, e seu povo é muito corajoso, mas ou você faz um acordo ou estamos fora, e se estivermos fora, você vai lutar. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar, mas não tem as cartas. Se assinarmos esse acordo, você estará em uma posição muito melhor, mas você não está agindo de forma agradecida. Isso não é uma coisa legal”, disse Trump.

“Diga algumas palavras de gratidão aos Estados Unidos da América e ao presidente que está tentando salvar seu país”, acrescentou Trump a Zelensky na reunião transmitida pela Casa Banca

“Vocês estão ficando sem tropas e ainda assim estão nos dizendo que não querem um cessar-fogo”, disse Trump a Zelensky em uma reunião na Casa Branca. “Ou você faz um acordo ou lavamos as mãos. E se desistirmos, você vai lutar até o fim. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar até o fim, mas você não tem as cartas […] Sei que você não está ganhando. Estamos tentando resolver um problema. Não nos diga o que vamos sentir, porque você não está em posição de ditar isso”, diss Trump.

Cancelamento – Zelensky deixou a Casa Branca antes do previsto após o acalorado debate com Trump, e a coletiva de imprensa conjunta foi cancelada. A assinatura de um acordo entre os EUA e a Ucrânia sobre minerais críticos foi cancelada, segundo a Casa Branca.

Trump também comentou que conversou recentemente com o presidente russo, Vladimir Putin, há poucos dias e que a Rússia “o respeita”, ao contrário dos ex-presidentes dos EUA Joe Biden e Barack Obama.
O líder americano afirmou que, sob Biden, houve supostas violações por parte da Rússia, “porque [os russos ] não o respeitaram [Biden]. Eles não respeitaram Obama. Eles me respeitam”, acrescentou Trump.
Ainda segundo Trump, Putin não quebrará um possível cessar-fogo com a Ucrânia, porque o respeita.
“E se uma bomba cair na sua cabeça agora? Certo, o que eles quebraram? Não sei. Eles quebraram com Biden, porque Biden, eles não o respeitaram. Eles não respeitaram Obama. Eles [russos] me respeitam”.
Vladimir Zelensky em entrevista coletiva em Kiev. Ucrânia, 19 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2025
‘Não devolveremos doações’: Zelensky se recusa a admitir e pagar dívida com os EUA cobrada por Trump

O presidente dos EUA frisou que ele e Putin “passaram por muita coisa”, incluindo a caça às bruxas na Rússia iniciada pelos democratas e outros.

“Foi um golpe democrata, e ele [Putin] teve que passar por isso, e ele passou. Nós não acabamos em uma guerra, e ele passou por isso. Ele [Putin] foi acusado de todas essas coisas com as quais ele não teve nada a ver. Saiu do banheiro de Hunter Biden”, disse Trump.
Após o encontro Trump afirmou a jornalistas que Zelensky só pode voltar à Casa Branca quando estiver pronto para a paz.
“A reunião na Casa Branca foi muito esclarecedora. Aprendemos muito que não poderíamos ter aprendido sem uma conversa tão tensa e sob fogo. É incrível o que sai por meio da emoção. E determinei que o presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida porque ele acha que nosso envolvimento lhe dá uma grande moeda de troca”.
Ele chamou o comportamento de Zelensky na Casa Branca de uma manifestação de desrespeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui