
“Faz acordo ou estamos fora”, exige norte-americano
“O problema é que te dei poder para ser um cara durão, não acho que seria um cara durão sem os Estados Unidos, e seu povo é muito corajoso, mas ou você faz um acordo ou estamos fora, e se estivermos fora, você vai lutar. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar, mas não tem as cartas. Se assinarmos esse acordo, você estará em uma posição muito melhor, mas você não está agindo de forma agradecida. Isso não é uma coisa legal”, disse Trump.
“Diga algumas palavras de gratidão aos Estados Unidos da América e ao presidente que está tentando salvar seu país”, acrescentou Trump a Zelensky na reunião transmitida pela Casa Banca
“Vocês estão ficando sem tropas e ainda assim estão nos dizendo que não querem um cessar-fogo”, disse Trump a Zelensky em uma reunião na Casa Branca. “Ou você faz um acordo ou lavamos as mãos. E se desistirmos, você vai lutar até o fim. Não acho que vai ser bonito, mas você vai lutar até o fim, mas você não tem as cartas […] Sei que você não está ganhando. Estamos tentando resolver um problema. Não nos diga o que vamos sentir, porque você não está em posição de ditar isso”, diss Trump.
Cancelamento – Zelensky deixou a Casa Branca antes do previsto após o acalorado debate com Trump, e a coletiva de imprensa conjunta foi cancelada. A assinatura de um acordo entre os EUA e a Ucrânia sobre minerais críticos foi cancelada, segundo a Casa Branca.