Diniz faz primeira convocação para Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

6

Lateral-esquerdo Caio Henrique e goleiro Bento são novidades 

O técnico interino da Seleção Brasileira Masculina, Fernando Diniz, deu início nesta sexta-feira (18) ao ciclo para a Copa do Mundo de 2026 ao fazer a primeira convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre as novidades na lista estão o lateral-esquerdo Caio Henrique, do Monaco (França) e o goleiro Bento, do Athletico Paranaense, além do retorno do atacante Neymar, do Al-Hilal (Arábia Saudita), após o Mundial do Catar.

Boa parte da equipe, no entanto, segue a mesma das últimas convocações. Outros destaques da relação de Diniz, que segue no comando técnico do Fluminense, são o meio-campista André e o zagueiro Nino – ambos do Tricolor carioca – e Raphael Veiga (Palmeiras).

O treinador, de 49 anos, contratado pela CBF até meados de 2024, esclareceu os critérios que usou para fechar a relação de convocados.

“Em relação à convocação, é sempre complexo, difícil,  porque são muitos jogadores em condição de serem convocados. Obviamente o critério técnico é preponderante para a gente fazer uma análise e decidir os nomes, mas é sempre muito complexo.  A gente procurou assistir a todos jogos. Todos os jogadores que foram convocados foram observados, dentre outros, por vídeo e também alguns a gente acompanhou no estádio. E a gente esperou, a  lista foi se modificando ao longo desse tempo, mas ela tem uma coerência de histórico de jogadores na seleção, uma projeção, independente de quem seja o técnico para a próxima Copa do Mundo, afirmou Diniz.

Sobre a volta de Neymar à seleção brasileira, Diniz acredita que o atacante pode surpreender em campo.

“Em relação ao Neymar, tivemos uma conversa. Obviamente que a competitividade da Europa é uma e a Arábia Saudita pode ser outra. Não sabemos como vai ser. O Neymar está com muita vontade de escrever essas páginas bonitas que faltam na história dele como jogador. Essa vontade será capaz de superar qualquer dificuldade em relação à competitividade da Arábia Saudita”, disse o treinador

O Brasil estreia nas Eliminatórias contra a Bolívia, em 8 de setembro (sexta-feira), às 21h45 (horário de Brasília), no recém-inaugurado Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém. Quatro dias depois, a seleção visita o Peru, às 23h, na capital Lima.

As Eliminatórias Sul-Americanas reúnem ao todo 10 países. Os seis primeiros colocados ao fim das 18 rodadas, asseguram vaga direta no Mundial. Há ainda uma sétima vaga para o continente sul-americano, que será disputada na repescagem. A Copa de 2026, a primeira com 48 seleções, será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

CONVOCADOS

Goleiros

    • Alisson – Liverpool (Inglaterra)
    • Ederson- Manchester City (Inglaterra)
    • Bento – Athletico Paranense (Brasil)

Laterais direitos

    • Danilo – Juventus (Itália)
    • Vanderson – Monaco (França)

Laterais esquerdos

    • Renan Lodi – Olympique (França)
    • Caio Henrique – Monaco (França) 

Zagueiros

    • Ibañez – Al-Ahli (Arábia Saudita)
    • Gabriel Magalhães – Arsenal (Inglaterra)
    • Marquinhos – PSG (França)
    • Nino – Fluminense (Brasil)

Meio-campistas

    • André – Fluminense (Brasil)
    • Bruno Guimarães – Newcastle (Inglaterra)
    • Casemiro – Manchester United (Inglaterra)
    • Joelinton – Newcastle (Inglaterra)
    • Raphael Veiga – Palmeiras (Brasil)

Atacantes

    • Antony – Manchester United (Inglaterra)
    • Gabriel Martinelli – Arsenal (Inglaterra) 
    • Richarlison – Tottenham (Inglaterra)
    • Rodrygo – Real Madrid (Espanha)
    • Neymar – Al-Hilal (Arábia Saudita)
    • Vinicius Júnior – Real Madrid (Espanha)
    • Matheus Cunha – Wolverhampton (Inglaterra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui