Diretor regional do Senac, Ahirton Lopes, recebe título de Cidadão Honorário de São Luís

0
986

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Ahirton Lopes,  foi distinguido, terça-feira (24), pela Câmara Municipal de Vereadores, com o título de Cidadão Honorário de São Luís. A iniciativa foi da vereadora Bárbara Soeiro (no registro com o homenageado), que justificou a homenagem pelos relevantes serviços prestados ao município.

Presente à solenidade, o empresário José Arteiro da Silva, presidente do Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), ao qual o Senac é vinculado, disse que quando assumiu a entidade, em abril de 1983, já encontrou Ahirton no órgão, sempre disposto a colaborar. “Eu já o conhecia, porque eu era presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís e ele, como advogado, prestava serviços para o sindicato, com muita eficiência e presteza”, declarou.

“Resolvi, então, convidá-lo a retornar ao quadro de profissionais da Instituição, e hoje congratulo-me com o Ahirton que, além de um grande amigo, hoje é meu compadre, é padrinho da minha filha. Pela honraria, estou absolutamente convencido do acerto dessa deliberação do legislativo municipal de São Luís”, completou Arteiro.

Ahirton com familiares e amigos comemora reconhecimento da Câmara Municipal

O vereador Ricardo Diniz, que presidiu a sessão, destacou sua relação com o Senac e a importância da gestão do homenageado à frente da Instituição. “O Senac tem muito a ver com a minha vida, pois minha mãe foi costureira após fazer um curso na Instituição, em uma unidade do interior do Maranhão”, declarou. Ainda segundo o vereador, Ahirton “recebeu uma missão, a de transformar sonhos de jovens e famílias, sonhos de pessoas que trabalham com ele diariamente, e vem cumprindo essa missão muito bem, com duas qualidades que mais destaco: o respeito e a responsabilidade”, elogiou.

Perfil – Nascido em Passagem Franca, José Ahirton Batista Lopes passou a infância e parte da adolescência em São Domingos do Maranhão, de onde seguiu para Colinas e posteriormente para a capital, sempre com o objetivo maior de dar continuidade aos estudos.

Advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão, foi vice-cônsul da França no Maranhão, assessor de juiz do TRT-16ª Região e presidente do Conselho Estadual do Trabalho.

Sobre sua gestão no Senac, destacam-se a reestruturação das unidades móveis e conclusão das obras de reforma e ampliação do Centro de Formação Profissional de Imperatriz, a construção do Centro de Educação Profissional de Caxias, Bacabal e Santa Inês e a restauração e inauguração do Restaurante Escola Senac no Centro Histórico, criado como Empresa Pedagógica de Hotelaria. Atualmente, a administração regional do Senac trabalha na construção de um Centro de Educação Profissional em Pinheiro e no município de Açailândia.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação