
Apenas dois maranhenses – Letícia Cynara Santos Silva e Valério Rodrigues de Souza Neto, ambos da Universidade Federal do Maranhão – foram selecionados pelo Ministério do Turismo para o Programa de Qualificação Internacional, com direito a participar de cursos de aperfeiçoamento em turismo em grandes instituições de ensino superior do Reino Unido, com bolsa integral.
Os selecionados precisam comprovar a nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e proficiência em língua inglesa, além de terem cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.
A seleção é para o ano que vem e o programa terá duração de 11 semanas de aulas teóricas e práticas, em uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido.
Os selecionados são estudantes matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o programa é uma forma de qualificar futuros profissionais do setor e aumentar as chances de inserção no mercado. “Esses jovens vão trazer a experiência do Reino Unido e aqui dividi-la com colegas, para que a gente tenha uma mão de obra cada vez mais qualificada e em condições de atender turistas no país.”
As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Eles precisaram cumprir exigências como apresentar nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em língua inglesa, além de terem cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembra que o PQI é uma das formas de qualificar futuros profissionais do setor e aumentar as chances de inserção no mercado. “O PQI representa uma grande oportunidade de se aprimorar tanto em turismo quanto na língua inglesa. Esses jovens vão trazer a experiência do Reino Unido e aqui dividi-la com colegas, para que a gente tenha uma mão de obra cada vez mais qualificada e em condições de atender turistas no país”, observa.
Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com cerca de 11 semanas de duração e aulas teóricas e práticas. Trata-se de uma parceria junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela implementação das bolsas, e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido, que vai alocar os alunos em universidades.
Candidatos não habilitados no processo têm prazo até 15/09 para a apresentação de recursos, que devem ser remetidos ao e-mail: bolsa@turismo.gov.br.
(Com dados da Agência Brasil e MTur)
