Edilson Baldez analisa os 53 anos da Federação das Indústrias do Maranhão

322

GIRO DE TERCA

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) comemorou nesta segunda-feira (27), 53 anos de atividades e serviços prestados em favor da indústria maranhense e do setor produtivo como um todo. Quando do seu nascimento, as atividades industriais tinham como maior expressão os setores de têxtil, oleaginosas e beneficiamento de algodão e arroz.

Para Edilson Baldez, presidente da entidade, “foram importantes alavancadores do nosso PIB. Nestas antigas plantas, produtos maranhenses tiveram destaque no mercado. É bom lembrar também, que o nosso estado foi o principal fornecedor de óleo de babaçu bruto, insumo primordial para a de muitos produtos e de grande aplicabilidade industrial”, e acrescenta.

O Sistema Federação das Indústrias é composto pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), pelo qual leva assistência social a industriários e à sociedade em geral; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para capacitação profissional; e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que faz a integração de empresas com instituições de ensino, em especial universidades e órgãos de pesquisa.

Inadimplência – O número de consumidores que se tornaram inadimplentes por conta de diminuição da renda aumentou no primeiro semestre de 2021 em relação ao semestre anterior, segundo pesquisa da Boa Vista, que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral. 26% dos consumidores entrevistados apontaram essa como a principal causa da inadimplência, contra 22% no período anterior. O motivo mais apontado pelos consumidores inadimplentes é o desemprego.

Exposição – Será aberta nesta quinta-feira (30), na Galeria de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping, a exposição Manancial de Cores, do artista plástico Edymar Santos. São vinte telas em que o artista traz, também, a representatividade do reino animal, retratando a diversificada da fauna amazônica.

Prefeito Eduardo Braide reunido com representantes do Sistema S (Sesc, Senac, Senai, Senai, Sebrae) e do IFMA para tratar de parcerias em prol de uma educação de qualidade em São Luís

CapacitaçãoO prefeito Eduardo Braide entregou, terça-feira (21), 150 certificados para 40 alunas da primeira turma do Programa São Luís + Empreendedora. A iniciativa, idealizada por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (AMDES), tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda para a população. As aulas de capacitação técnica e empreendedora foram ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai).

Felicidade – Pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA) um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. Em outras palavras, a felicidade corporativa interfere diretamente no aumento de produtividade, na qualidade de vida dos colaboradores e no aumento do engajamento. Com o objetivo de implantar um plano de felicidade no Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com o Laboratório de Inovação (ToadaLab), está desenvolvendo o projeto “Felicidade Corporativa”. Sexta-feira (24), foi apresentado a servidores e servidoras de Raposa.

Desobrigação – A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) vai desobrigar, a partir da competência setembro de 2021, empresas do regime normal da entrega simultânea de arquivos de EFD e DIEF. Segundo o secretário Marcellus Ribeiro, o que vai determinar a agenda de dispensa da DIEF será a qualidade dos arquivos da EFD que serão enviados em setembro. “Com a conclusão do ciclo de simplificação na entrega de obrigações acessórias, todos os contribuintes do ICMS entregarão apenas uma declaração eletrônica mensal para a SEFAZ”, afirmou o dirigente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui