
Cerimônia reune autoridades, empresários e representantes de classe
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realizou nesta quarta-feira (11), a cerimônia de posse da nova diretoria para o quadriênio 2025-2029, pela qual o empresário Edilson Baldez das Neves foi reconduzido à presidência da entidade. O evento, realizado no Auditório Alberto Abdalla, na Casa da Indústria, reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de diversas instituições.
A nova diretoria conta com Francisco de Sales Alencar como 1º vice-presidente, além de vice-presidentes executivos, vice-presidentes, diretores, conselheiros fiscais e delegados junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante o seu discurso, Baldez destacou os avanços do setor nos últimos anos e apresentou diretrizes para a nova gestão. Ele frisou o papel da indústria como motor do desenvolvimento social e econômico do estado.
“Nossa indústria tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. Ela transforma, move a economia, gera empregos e impulsiona os indicadores sociais. Precisamos construir um novo futuro industrial para o estado. Tudo passa pela indústria.”
Investimentos – Baldez ressaltou conquistas importantes da gestão anterior, como a criação do Observatório da Indústria e o Hub Sesi Inovação em Saúde, além de vitórias tributárias relevantes, como a alíquota zero para laticínios e a inclusão do óleo de babaçu na Cesta Básica Nacional.
“Estamos investindo em automação, inteligência artificial, robótica e novas tecnologias para ampliar nosso parque fabril. O Maranhão pode se tornar um grande polo de inovação e sustentabilidade com projetos como a exploração da Margem Equatorial, a instalação da Zona de Processamento de Exportação de Bacabeira e o desenvolvimento do Centro de Lançamento de Alcântara.”
Ele também ressaltou o papel do Sesi, com suas sete escolas no estado, que atende mais de 8.800 alunos e realiza milhares de atendimentos à população e à indústria. Já o Senai, com oito centros de educação, matriculou mais de 54 mil alunos e conta com laboratórios de ponta para qualificação profissional.
“Continuaremos a fortalecer o Sesi, Senai, IEL, Fiema e Ciema, que são as molas propulsoras do setor industrial maranhense”, disse.
A fala de Baldez foi acompanhada por manifestações de apoio de autoridades presentes. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, destacou o papel estratégico da Fiema em grandes obras e ações para o estado.

Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Paulo Velten, fez um chamado ao reconhecimento do setor produtivo como essencial para o desenvolvimento. “As verdadeiras autoridades são aquelas que produzem riqueza. Sem elas, nós, do poder público, fazemos muito pouco”, declarou. Ele ainda elogiou a Fiema pela sua atuação agregadora.
O vice-presidente executivo da Federação e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, também discursou.
“A indústria é a espinha dorsal do desenvolvimento. E o futuro se constrói com inclusão. As micro e pequenas empresas precisam caminhar junto com a grande indústria”, disse. Ele concluiu homenageando Baldez como “uma liderança de visão, coragem e compromisso com o Maranhão”.
Ao final, Edilson Baldez reafirmou o compromisso da FIEMA com o futuro do Maranhão.