Edital do Centro Cultural Vale voltado a artistas da Amazônia ganha uma nova edição

11

Ocupa CCVM receberá projetos sobre modos de vida nesses estados 

O Centro Cultural Vale Maranhão lança, nesta segunda-feira (1º), o edital Ocupa CCVM. Em 2024, a chamada traz sua segunda edição com o tema Amazônia em Foco e é destinada a artistas naturais ou residentes dos estados pertencentes à Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A proposta do Ocupa CCVM parte da vontade de potencializar os discursos sobre novos pactos para a Amazônia, que garantam a sobrevivência dos ecossistemas e dos povos que nela habitam. A temática do edital se mantém em mais um ano, compreendendo que ainda há temas e possibilidades a serem abordadas.

“É imprescindível, atuando dentro da Amazônia Legal, que corroboremos com a máxima de que a Amazônia é o novo centro do mundo. O edital Ocupa CCVM, além de oportunizar vozes amazônicas, nos ajuda a mapear o que está sendo realizado nessa região tão complexa e importante. É urgente manter os novos eixos de produção que estão se fortificando cada vez mais, e por isso convidamos a todos os produtores e artistas amazônidas que venham conosco”, explica Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Propostas de audiovisual, fotografia, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, música, literatura, oficinas e eventos estão entre os tipos de projetos que serão aceitos para o Ocupa CCVM 2024, considerando, ainda, o experimentalismo da proposta e a intersecção entre linguagens artísticas.

Os projetos selecionados serão produzidos e exibidos no CCVM a partir do segundo semestre de 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do CCVM (ccv-ma.org.br).

Sobre o CCVM – O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir com a democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região. Acesse http://institutoculturalvale.org/ para mais informações sobre a atuação do ICV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui