Edital Floresta Viva recebe projetos para restauração florestal em terras indígenas no Mato Grosso, Tocantins e Maranhão

7

Primeiro encontro será nesta quarta-feira

Instituições sem fins lucrativos poderão enviar propostas para participar do edital Floresta Viva – Terras Indígenas até 19 de janeiro de 2026. Serão selecionados projetos para a implementação de ações de restauração ecológica e fortalecimento da cadeia produtiva da restauração em Terras Indígenas nos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Bunge e Agrícola Alvorada, e gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o edital destinará cerca de R$ 8,8 milhões para até quatro projetos que promovam a recuperação de áreas degradadas, geração de renda e fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis.

Os interessados podem enviar suas propostas neste link: https://chamadas.funbio.org.br/floresta-viva-terras-indigenas

Em 29 de outubro, às 15h, será realizada a primeira reunião online para esclarecimento de dúvidas das organizações que pretendem submeter suas propostas para o edital. Promovido pelo Funbio, o encontro tratará de detalhes sobre o processo de inscrição, critérios de elegibilidade e etapas de seleção. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://bit.ly/FV-Tira-Duvidas-Terras-Indigenas.

Podem participar da chamada pública instituições sem fins lucrativos constituídas há pelo menos dois anos, entre elas associações civis, fundações privadas e cooperativas. Os projetos selecionados deverão atuar em até 61 terras indígenas da região conhecida como Arco da Restauração, zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, essencial para a regulação hídrica e a estabilidade climática.

A iniciativa Floresta Viva investe em restauração ecológica de biomas brasileiros, contribuindo para conservar a biodiversidade e disponibilidade de recursos hídricos, reduzir a erosão, sequestrar carbono e gerar empregos e renda. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, além de contribuir para as metas globais de combate e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e de biodiversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 4   +   1   =