Prefeito Edivaldo Holanda Júnior faz vistorias de obras em vários bairros de São Luís

0
290

Prefeito faz vistorias em obras de praças e mercados

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) vistoriou, na manhã desta quarta-feira (25), as obras de reconstrução e modernização dos mercados do Bom Jesus, Santa Cruz e Vila Bacanga. O prefeito também acompanhou as obras de reforma de praças no bairro Santa Cruz e a implantação do calçadão da orla do Sá Viana.

As obras estão previstas para serem entregues até o final do ano e integram o grande pacote de investimentos da Prefeitura executados por meio do programa São Luís em Obras.

O prefeito destacou ainda que por meio do programa São Luís em Obras, estão sendo realizadas outras importantes intervenções em vários bairros da capital. Entre elas estão obras de drenagem profunda, construção de pontes, asfaltamento de ruas e avenida, reforma de unidades de saúde e de ensino, entre outras.

Obras em mercados – No Mercado do Bom Jesus, já foram concluídos serviços, como o piso de concreto, canaletas de drenagem, sistema elétrico, hidráulico e sanitário, assim como a reforma completa dos 38 boxes e 34 bancadas centrais, construídas de alvenaria e com acabamento em cerâmica.

No caso dos boxes e bancadas, os serviços estão em fase de conclusão dos revestimentos. Falta ainda a instalação dos portais e portas de enrolar dos boxes, assim com o forro de PVC, entre outros detalhes de acabamento. Quanto às bancadas, os serviços estão bastante adiantados e dever ser concluídos nos próximos dias.

Santa Cruz – No bairro Santa Cruz, a Prefeitura de São Luís está reformando todo o mercado público local. São 48 boxes e 14 bancadas, todos construídos em alvenaria de tijolos, reboco de cimento e acabamento em revestimento cerâmico, enfim, toda a estrutura foi padronizada.

Foram construídas novas pilastras de concreto armado, que suportam as treliças de aço e o novo telhado, feito de material termo-acústico, conforme está sendo feito em todos os outros mercados em reforma pela Prefeitura.

A fachada já está pronta e também as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Falta completar o revestimento em alguns boxes e dar acabamento no piso em geral. Ainda em relação aos boxes, para finalizar, falta instalar os portais e portas (algumas são de enrolar, outras são grades de metal), entre outros pormenores de acabamento.

Vila Bacanga – No Mercado da Vila Bacanga, a Prefeitura está realizando uma reforma estrutural e estética, pois o que havia no local era basicamente um aglomerado de boxes, construídos em sua maioria pelos próprios feirantes, ou seja, não havia uniformidade e, como agravante, as falta de planejamento trouxe problemas de ordem sanitária, com banheiros inadequados. No local também ocorria alagamentos em dias de chuva mais intensa.

São cerca de 20 boxes e 10 bancadas, atualmente. O mercado está sendo totalmente reformado, desde a cobertura, reboco, revestimento cerâmico, instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, banheiros adaptados para portadores de deficiência, portões de acesso, construção de novas bancadas.A Prefeitura desmontou todo o telhado pré-existente para a instalação de uma nova cobertura, desta vez dentro dos padrões dos demais mercados da cidade, com telhas de material termo-acústico e sustentado por pilares de concreto armado.

Na área de circulação de pessoas, está sendo refeito todo o piso. Será padronizado o revestimento cerâmico de todo o mercado, incluindo os boxes, as bancadas centrais e a área administrativa.

Praças – O prefeito Edivaldo também vistoriou o andamento das reformas de praças no bairro Santa Cruz, além do calçadão da orla do bairro Sá Viana. No Santa Cruz, a praça construída em 1966 está sendo readequada. No local, a Prefeitura está reformando o piso da quadra de esportes, bancos de concreto, canteiros e uma nova iluminação.

Em outra praça, a Prefeitura está reformando todo o piso, canteiros dos jardins, além de construir novos bancos de alvenaria. No local, está sendo reformada também a quadra de poliesportiva, sendo que o piso já foi concluído, faltando ainda os equipamentos como traves de futsal e tabelas de basquete. A praça também terá uma nova iluminação.

No bairro Sá Viana, localizado às margens do lago formado pela Barragem do Bacanga, que controla o fluxo da maré sobre o Rio das Bicas, a Prefeitura está construindo um calçadão de passeio em toda a orla, ao longo da Avenida Tomás de Aquino de Andrade, em um trecho de aproximadamente 600 metros, até a Rua Carmina Corrêa. A construção está bastante avançada, em muitos trechos já está em fase de acabamento. O passeio é feito de concreto armado, complementando-se com áreas de lazer.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação