Eduardo Braide defende substituição da atual frota de ônibus por veículos elétricos

779
Prefeito Eduardo Braide participando de mais uma entrega de ônibus em São Luís

GIRO ECONÔMICO

Solução para o transporte coletivo

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, está convencido de que a substituição dos ônibus movidos a diesel por elétricos pode ser uma das saídas para a crise no sistema de transporte público nas grandes cidades, pois, se não acabasse, pelo menos diminuiria as constantes pressões para reajustes de tarifas diante dos contantes aumentos de combustíveis fósseis.

Ele participou recentemente em Curitiba (PR) de um evento para debater essa questão, e disse que este é um entendimento quase unânime entre os responsáveis pelo setor em cidades de diversas partes do mundo.

Isto não significa dizer que está em andamento na Prefeitura de São Luís processo de exigência às empresas para imediata renovação de suas frotas, mas um caso a ser pensado e planejado para sua execução futura, até porque esta parece ser uma tendência mundial, levando-se em conta que em alguns países, como é o caso da Inglaterra, já há prazo para veículos a gasolina e diesel deixarem de ser fabricados: 2026.

Na entrevista que concedeu a Jorge Aragão, no Ponto Final da Mirante AM, quinta-feira (31 de março), Braide disse que outras medidas estão em estudo, como a ligação entre terminais de integração, para que a operação seja menos cara e menos complicada, portanto melhor para o usuários e concessionários.

A pressão por melhoria do transporte público na capital maranhense aumentou depois da segunda paralisação de rodoviários, e embora tenha sido anunciada uma solução, claro está que isto foi apenas um paliativo, pois os problemas estruturais continuam: empresas com ganhos reduzidos, frotas envelhecidas, funcionários precisando de melhores salários, população não podendo suportar reajustes de tarifas etc.

Lembrando só que os anos vão passando e os problemas se acumulando, daí a necessidade de se tomar medidas para evitar um colapso.

Fecomércio na Feira do Empreendedor

O Sistema Fecomércio, formado por Federação do Comércio, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc) é um dos parceiros da Feira do Empreendedor 2022, que está sendo realizada no Multicenter Sebrae. Dirigentes das três entidades prestigiaram a noite de abertura do evento nesta quinta-feira (31 de março).

O Sesc preparou uma diversificada programação educativa e recreativa para os quatro dias de evento. Além das ações no stand institucional, o Sesc disponibiliza um espaço especialmente projetado para as crianças com diversas atividades de leitura, contação de histórias, entre outras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui