Eleita a Corte Momesca que reinará em São Luís no período carnavalesco

103
  1. Mauro Mendes e Rayane Moraes são as majestades do samba 

Foi eleita nesta sexta-feira (27) a Corte de Momo que será responsável pela animação da cidade nos períodos pré carnavalesco e nos três dias de folia propriamente dita. O concurso foi realizado na Casa Barrica, no Bairro da Madre Deus Madre Deus,  numa festaem que foram coroados o Rei Momo e a rainha e a princesas do Carnaval.

Este ano, três candidatos participaram da disputa pelo título de Rei Momo: Braian Robson Salazar (Vila Passos), Luiz Carlos Ribeiro (Centro) e Mauro Júlio Mendes (Vila Gorette), sendo vencedor, o terceiro.

“Decidi disputar essa coroa, primeiro pela minha paixão pela dança. Eu também sempre acompanhei a festa do Rei Momo, mas não tinha noção do que representava. Quando consegui entender, me apaixonei por tudo”, disse o Rei Momo do Carnaval de São Luís 2023, Mauro Mendes.

Já para a disputa da coroa de Rainha e faixas de 1ª e 2ª Princesas, foram nove concorrentes: Ila Licia Silva Serejo, representando a comunidade do Cohatrac III; Karla Raianye Chagas Sousa, do Bom Jesus; Rayane dos Santos Moraes, do Jardim Turu; Tainara dos Santos Ribeiro, do Turu; Taynara Sousa Moraes Correa, da Coréia de Baixo; Thamires de Sousa Trindade, da Cohab Anil III; Valdiana Maria Carvalho Soares, do Sacavém; Vanessa Cristina Souza Santos, do João de Deus; Yasmim Rayane Lopes Silva Gomes, do bairro Santa Clara.

A grande vencedora foi Rayane dos Santos Moraes, coroada rainha. Os títulos de 1ª e 2ª princesa ficaram com Tainara dos Santos Ribeiro e Taynara Sousa Moraes Correia, respectivamente.

Uma comissão técnica formada por representantes da cultura local, da imprensa e gestores públicos foi responsável por julgar e eleger os integrantes da Corte Momesca. Os candidatos foram avaliados pelos critérios desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar. Cada candidato recebeu quatro notas, de 6 a 10 pontos. Além de representar a folia do Carnaval de São Luís, o Rei Momo e a Rainha foram premiados com o valor de R$ 5 mil, e as princesas receberão o valor de R$ 3.500,00, cada uma.

O secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou a importância da solenidade, que mantém viva a tradição da folia de Momo ludovicense, dando início oficial às festividades carnavalescas.

“A Corte Momesca é a anfitriã do carnaval. É ela quem dá o start, é ela que recebe as pessoas, é ela que recebe as chaves da cidade para que o carnaval possa ter o seu início. E essa eleição, após esses anos de pandemia, é o marco oficial do início das nossas festividades carnavalescas na gestão do prefeito Eduardo Braide. Ela vai estar tanto aqui, no circuito Madre Deus, como na Passarela do Samba e também nos locais onde ela for convidada a se apresentar”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui