Eliziane e 15 deputados pelo Maranhão concorrem ao Congresso em Foco

0
585

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) e 15 deputados federais pelo Maranhão concorrem ao Prêmio Congresso em Foco, conforme lista divulgada nesta segunda-feira (27). De acordo com a coordenação do concurso, ficaram de  fora da relação “congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que são alvo de ações penais e inquéritos, conforme levantamento nos portais do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Justiça eleitoral e dos demais tribunais estaduais e federais”.

De acordo com levantamento, estão preliminarmente aptos a participar da disputa 472 congressistas. São 55 senadores (cerca de 68% dos integrantes do Senado) e 417 deputados (81% dos membros da Câmara).

Fundador do site Congresso em Foco, jornalista Sylvio Costa, diz que não pretende fazer juízo de valor com o veto a parlamentares sob investigação. “É apenas uma prudência que a gente toma e também uma questão de coerência, porque o Congresso em Foco foi o primeiro veículo jornalístico brasileiro a publicar uma lista de parlamentares acusados criminalmente, em março de 2004, e desde então jamais deixamos de monitorar isso”, ressaltou.

A lista final será divulgada em 17 de junho. O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de agosto. Também serão escolhidos e premiados, separadamente, os congressistas mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades do Parlamento federal. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 19 de setembro.

Deputados:

  • Aluisio Mendes (Podemos)
    André Fufuca (PP)
    Bira Do Pindaré (PSB)
    Cleber Verde (PRB)
    Edilázio Júnior (PSD)
    Eduardo Braide (PMN)
    Gastão Vieira (PROS)
    Hildo Rocha (MDB)
    João Marcelo Souza (MDB)
    Juscelino Filho (DEM)
    Márcio Jerry (PCdoB)
    Marreca Filho (Patriota)
    Pastor Gildenemyr (PMN)
    Pedro Lucas Fernandes (PTB)
    Zé Carlos (PT)
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação