Presidente da Fiema diz que políticos devem superar divergências e pensarem no Maranhão

1
743

AQUILES EMIR

Ao discursar na solenidade de posse em que foi investido pela terceira vez no cargo de presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o empresário Edilson Baldez defendeu as reformas trabalhista e da Previdência que tramitam no Congresso Nacional, por entender que elas vão dinamizar a economia nacional. Ele também lamentou a crise vivida pelo país, acentuando que é preciso dar um basta na corrupção política, pois ela foi responsável pela contaminação de muitas empresas envolvidas nas investigações policiais e judiciais.

Quanto a relação dos empresários maranhenses com o governo local, elogiou a parceria firmada desde 2015, por determinação do governador Flávio Dino (PCdoB), o que vem possibilitando um maior diálogo entre iniciativa privada e poder público a fim de serem quebrados os gargalos que ainda impedem o desenvolvimento do estado. “Poderíamos ter ido mais adiante, mas a relação que hoje temos é extremamente positiva”, disse ele, aproveitando a oportunidade de estarem ali reunidos políticos de diferentes correntes partidárias e ideológicas para pedir um entendimento em favor do Maranhão, cada um deixando de lado suas divergências.

A menção sobre superação de divergências políticos deu-se devido às diferentes correntes partidárias e ideológicas que estavam na mesa diretora dos trabalhos. Além do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), os ex-governadores João Alberto (PMDB), hoje senador, e José Reinaldo Tavares (PSB), deputado federal; o deputado Roberto Costa e o vereador Ricardo Diniz.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias, se as empresas continuarem fazendo o que sabem, que é produzir e gerar empregos, e o governo se restringir àquilo que são suas atribuições constitucionais a população vai agradecer, com os benefícios que virão para ela, pois a economia se dinamiza, as oportunidades de emprego aumentam e os desperdícios do dinheiro público diminuem. “Empresário pensa como empresário e político pensa como político”, disse ele ao justificar a separação de atividades, mas num ambiente de entendimento.

Com base nas colocações do empresário, o governador Flávio Dino disse que é muito bom cada um dos atores continuar pensando diferente, “político como político e empresário como empresário”, pois são as diferenças que estimulam os diálogos. “Se todos pensassem de forma igual não haveria necessidade de dialogar”, frisou, acrescentando que o entendimento é sua principal bandeira como governador do estado. Segundo ele, até mesmo quando criticado releva, pois sabe que elogios e críticas são típicos da democracia.

Flávio Dino, Fábio Nahuz, Edivaldo Holanda Júnior e Edilson Baldez

Parcerias – Na mesma solenidade foi empossada a nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon), presidido por Fábio Nahuz, reeleito em dezembro passado. No seu discurso, Nahuz agradeceu a parceria tanto com o Estado quanto com a Prefeitura Municipal, pois foi fundamental para que se resolvessem muitas questões que dificultavam as empresas.

Sobre essa parceria, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lembrou as 11 mil casas construídas e as 8 mil em construção, todas pelo programa Minha Casa Minha Vida, que deram mais oportunidades de negócios para as empresas locais. Segundo Edivaldo, o Sinduscon e a Fiema foram as entidades mais parceiras da sua primeira gestão e espera que isto tenha continuidade nos próximos quatro anos.

Já o presidente da Fiema destacou que dentre as ações que vão ser realizadas este ano na parceria Estado e iniciativa privada destaca-se o Salão do Turismo, marcado para novembro, paralelo à Expo Indústria. Além desta exposição, que vai servir para impulsionar o turismo local, o governador ressaltou que vem apoiando eventos empresariais tanto urbanos quanto rurais, destacando a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que deixou de ser realizada em 2016, mas voltará este ano, em setembro, no município de Santa Inês.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.