Em São Luís, comércio pode abrir no feriado de São Pedro, mas no João Paulo não abre na sexta

218

Desfile de bumba meu boi arrasta uma multidão

Os estabelecimentos comerciais de São Luís de São Luís, apesar do feriado municipal pelo Dia de São Pedro, podem funcionar normalmente nesta quinta-feira (29), segundo orientação da Federação do Comércio, mas na sexta-feira (30), mesmo não sendo feriado, o comércio não abrirá em algumas áreas da cidade, por conta do desfile de Bumba meu boi no bairro do João Paulo. Tem autorização para funcionar nesta quinta, também, o comércio de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Quanto à proibição da sexta, ela se dá por iniciativa dos próprios comerciantes que não querem correr riscos de assaltos, invasões, atentados e outros tipos de ocorrências que podem advir do tradicional evento de encerramento dos festejos juninos.

O desfile começa pela manhã e segue até à noite.  Milhares de pessoas participam da festa, e muitos se infiltram entre os brincantes para praticar crimes: roubos, assaltos, invasões de empresas, arrastões etc.

Diante dos riscos, a maioria dos comerciantes opta por não abrir suas lojas. Também deixam de funcionar, agências bancárias, lotéricas, cartórios, escritórios de advocacia e contabilidade e outros tipos de estabelecimentos.

Feriado – No seu comunicado sobre o feriado deste 29 de junho, a Fecomércio expediu a seguinte nota:

Conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal, o comércio lojista da Grande Ilha tem autorização para funcionar.

As lojas de rua podem funcionar das 8h às 18h e os shopping centers das 10h às 22h. Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40 aos empregados convocados para o trabalho.

A autorização para o funcionamento do comércio na Ilha de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais filiados e os sindicatos que representam os comerciários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui