Em seu primeiro discurso como premiê britânico, Sunak promete ‘corrigir erros’ cometidos por Liz Truss

16

Sunak disse que seu governo demonstraria “integridade”

Em seu primeiro discurso como premiê do Reino Unido nesta terça-feira (25), Rishi Sunak alertou que o Reino Unido está à beira de uma “crise econômica” e prometeu corrigir os “erros” cometidos por Liz Truss em seus apenas 45 dias de mandato. Ao mesmo tempo, a autoridade disse querer “reconquistar a confiança dos eleitores” britânicos.
De acordo com o The Guardian, ele discursou dirigindo-se à nação em tom sombrio e sem a multidão habitual de apoiadores.
Embora tenha dito que admirava a “inquietação de Truss para criar mudanças”, Sunak afirmou que estava claro que “alguns erros foram cometidos” e que acreditava ter sido escolhido pelos parlamentares conservadores “para corrigi-los”.
“Esse trabalho começa imediatamente”, enfatizou.
Ao mesmo tempo que comentou o trabalho da colega de partido, o recém-premiê também atribuiu a culpa pela crise à pandemia de COVID-19 e ao conflito entre Rússia e Ucrânia, dizendo que “neste momento, nosso país está enfrentando uma profunda crise econômica”.
Em meio a especulações de que será forçado a cortar gastos públicos para tapar um buraco negro fiscal de cerca de £ 30 bilhões (R$ 180 bilhões), o novo primeiro-ministro disse que havia “decisões difíceis por vir”, mas destacou o esquema de licença que ele criou durante a pandemia e insistiu: “Vou trazer essa mesma compaixão pelos desafios que enfrentamos hoje”, relata a mídia britânica.
Liz Truss chega à sede do Partido Conservador, em Westminster, em 5 de setembro de 2022, após ser eleita primeira-ministra - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022

Rishi Sunak, de 42 anos, é o segundo primeiro-ministro não eleito do Reino Unido em sete semanas.

(Agência Sputnik com foto AP/Kin Cheung)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui