Embaixador da Tailândia mostra interesse comerciais de seus país na Fecomércio

0
530

Nesta terça-feira (02), o embaixador do Reino da Tailândia no Brasil, Surasak Suparat, visitou a Federação do Comércio (Fecomércio), onde aprofundou os entendimentos para estabelecimento de relações comerciais entre empresários de seu país e do Maranhão. Segundo o embaixador, há interesses tanto nas áreas comercial, logística e turismo.

Para o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, o encontro busca estreitar laços comerciais entre o Maranhão e a Tailândia, com foco na exportação e importação de produtos entre a Ásia e a América Latina, além da parceria para a promoção bilateral do turismo.

“Sem dúvida, o nosso estado tem potencialidades para atender a esses objetivos. Seja pela facilidade de escoamento da produção nacional para outros continentes utilizando como alternativa o Porto do Itaqui, ou mesmo pelas características naturais, culturais e históricas que o Maranhão apresenta e que incluem o estado na rota do turismo internacional”, explicou José Arteiro.

O presidente da Federação do Comércio esclareceu ainda, que o Maranhão tem ganhado destaque nos últimos anos como um estado com relevante capacidade de desenvolvimento industrial, turístico e comercial a curto e médio prazo, mas, que apesar das vantagens geográficas e naturais, o estado ainda é carente de infraestrutura que possibilite a aceleração da atração de volumosos investimentos que torne o Maranhão um dos principais destinos turísticos brasileiros.

“É certo que temos caminhado para alcançar esses resultados. E por isso estamos reunidos neste encontro hoje, com o objetivo de discutirmos essas parcerias e ampliarmos nossas relações comerciais”, destacou o presidente da Fecomércio.

Durante a reunião, o embaixador apresentou as potencialidades e os interesse tailandeses. Com a proposta de fomentar o comércio, Surasak destacou os laços econômicos da Tailândia, a culinária, os recursos naturais, a cultura e o custo baixo das operações de turismo.

“A proposta dessa apresentação é nos aproximarmos do estado para que o Maranhão conheça a Tailândia e a gente conheça as potencialidades da região, buscando promover o interesse comercial, investimentos e parcerias na área do turismo entre as regiões. Agradeço à Federação do Comércio do Maranhão por ter organizado esse encontro com os empresários e entidades empresariais locais”, enfatizou o embaixador Surasak Suparat.

Além disso, o embaixador comparou os números da balança comercial do Brasil e da Tailândia, demonstrando a superioridade brasileira em relação às exportações. Surasak Suparat destacou os investimentos da Tailândia no Brasil, assim como as feiras realizadas na Tailândia no setor de joalheria, alimentação logística, produtos eletrônicos e comércio têxtil, que visam também promover o intercâmbio e a troca de conhecimentos entre os empresários.

Participaram da reunião, o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, o diretores da Fecomércio-MA, Antonio Freitas, Josiel Santos e Antonio Pereira, o superintendente da Federação do Comércio, Max e Medeiros, o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, a diretora regional do Sesc, Rutinea Amaral, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/São Luís), Fábio Ribeiro, a presidente da Associação do Jovens Empresário (AJE/MA), Shirley Cunha, o vice-presidente da Associação Comercial (ACM), Fabrízio Duailibe, além do presidente e vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Raimundo Luz e Paulo Coelho, respectivamente, e o presidente da Abav-MA, Jansen Santos.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação