Embalagens de defensivos agrícolas são recolhidas em Porto Franco

0
634

Estima-se que cerca de 300 produres rurais serão beneficiados pela ação, que acontecerá das 8h às 14h no Parque de Exposição do município. O material devolvido será levado para a central de recebimento de Imperatriz (MA), gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

A campanha, que tem a parceria do inpEV, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão e da prefeitura Municipal de Porto Franco, é uma realização da Aciart.

O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Fundado em 14 de dezembro de 2001, o inpEV entrou em funcionamento em março de 2002. Desde então, o instituto integra os diversos elos da cadeia, coordena as atividades para a destinação do material e promove ações de conscientização e educação. Formam o rol de associados do inpEV mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria, dos canais de distribuição e dos agricultores.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação