Embrapa Cocais realiza dia de campo sobre arroz em São Mateus

0
813

A Embrapa Cocais, unidade maranhense da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realiza nesta sexta-feira (04), em São Mateus, dia de campo sobre “Manejo da cultura do arroz em sistema de sequeiro favorecido – Vitrine de cultivares da Embrapa”. O objetivo é discutir alternativas de manejo da cultura do arroz e uso de cultivares da Embrapa com estratégias de controle de plantas daninhas e altos rendimentos com qualidade superior de grãos. O evento é direcionado a técnicos, professores, estudantes extensionistas e produtores.

O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Paulo Hideo Nakano Rangel vai apresentar a BRS Pampeira, nova cultivar de arroz irrigado desenvolvida em 2016. O analista da Embrapa Cocais Carlos Santiago vai dar palestra sobre “Fatores para a obtenção de altas produtividades” e o analista Carlos Fernando Santos Rabelo, da Secretaria de Inovação e Negócios – SIN da Embrapa, sobre “Uso de sementes certificadas e a produção de sementes de arroz no Maranhão: desafios e perspectivas”.

Também haverá explanação sobre a  “Conjuntura do arroz no Maranhão e no Brasil”, pelo representante da Camil Alimentos, Luiz Reis.

BRS Pampeira – A nova cultivar foi desenvolvida para suprir lacuna de cultivar de ciclo médio, com qualidade de grãos e elevado potencial produtivo. É originária do cruzamento simples, envolvendo a variedade IR 22 (genitor feminino), introduzida do Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz – IRRI, e a linhagem CNA 8502, que visava reunir maior resistência à brusone, rusticidade, potencial produtivo e qualidade de grãos.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação