Embrapa debate melhorias para o campo em Magalhães de Almeida

58

GIRO ECONÔMICO

Melhorias para o produtor rural

Nos dias 1º e 02 de fevereiro, no município de Magalhães de Almeida (Distrito Custódio Lima), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais),  em parceria com a indústria de bebidas Ambev, a Cooperativa dos Produtores do Tabuleiro de São Bernardo (Cooprodutasb) e o Governo do Estado, vão promover dois eventos para mostrar soluções tecnológicas sustentáveis que contribuem para a diversificação de culturas na agricultura familiar, geração de renda e segurança alimentar. Um deles é o dia de campo Manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (CRIAF), que será realizado na manhã do dia 1º de fevereiro.

Como parte da programação do dia de campo, também haverá palestra sobre “Melhoramento genético na cultura da mandioca” durante a qual também serão apresentados resultados preliminares do projeto executado com participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra –(MST).

No dia 2 de fevereiro, será a vez do segundo evento, a ser realizado no Povoado Alto Alegre: o curso “Mecanização na cultura da mandioca”, uma das atividades do projeto de pesquisa da Embrapa Cocais/Ambev.

Morte de Aymar Mesquita

Morreu nesta segunda-feira (23) em São Luís, aos 83 anos, Aymar Mesquita, empresário que foi diretor da primeira cervejaria do Maranhão, a Cervamar. Era sogro do governador Carlos Brandão, por ser pai de Larissa, a primeira-dama do Estado.

Pelas redes sociais, o governador lamentou o ocorrido:

Presidência da VLI

A partir desta segunda-feira (23), Fábio Marchiori assume interinamente o cargo de diretor-presidente da VLI, em substituição a Ernesto Pousada. O executivo conta experiência de trinta anos em grandes empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Grupo Fleury, Mondelēz International e Avon/Natura.

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral e graduou-se no Senior Executive Programme da London Business School.

Resposta rápida

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, não cansa de elogiar a maneira rápida como o governador Carlos Brandão resolveu responder aos acenos feitos ao órgão, no dia da posse dos seus novos dirigentes.

Segundo Celso, isso demonstra que o chefe do Poder Executivo não pretende que suas intenções fiquem apenas nas palavras, mas em atitudes, e isto significa dizer que o empresariado terá o Estado como um grande parceiro, de modo que nunca se tinha visto antes no Maranhão.

Produção agrícola

Na sua primeira estimativa do ano sobre a safra agrícola 2022/2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, prevê um aumento superior a 4% na colheita de grãos no Maranhão na comparação com a colheita do exercício passado.

Momento em que o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, assinou o termo de posse do seu vice, Cristiano Fernandes, presidente da Associação Comercial do Maranhão, na solenidade de 12 de janeiro

Confira os números: Safra 2021/2022 – 6,828 milhões de toneladas; Safra 2022/2023 – 7,143 milhões de toneladas; Diferença – 315 mil toneladas; variação – 4,6%.

Ensino à distância

O Serviço Social do Comércio (Sesc) recebe até 17 de fevereiro inscrições ao Sesc EAD EJA, projeto que oferece formação gratuita a jovens e adultos no Ensino Médio, com qualificação profissional em produção cultural. Há vagas em 13 estados das regiões Norte, Nordeste (dentre eles, o Maranhão) e Sul.

Para esta que é a tarceira turma do curso, foram disponibilizadas 1.832 vagas. As inscrições podem ser feitas no site sesc.com.br/ead, onde também está disponível o edital com as informações.

Cursos do Senac

Estão abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial inscrições a cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) assim discriminadas:

    • Caxias – Recepcionista e Técnico em Recursos Humanos;
    • São Luís – Garçom;
    • Bacabal, – Recepcionista, Salgadeiro e Cuidador Infantil;
    • Pinheiro – Barbeiro, Vendedor, Assistente Administrativo e Costureiro;
    • Imperatriz – Assistente Pessoal, Auxiliar de Cozinha, Costureiro e Técnico em Estética;
    • Timon – Cabeleireiro, Barbeiro e Maquiador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui