Embrapa promove vitrines tecnológicas na Agritec de Itapecuru-Mirim

705

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais) participará da Agritec de Itapecuru-Mirim, quinta (26) e sexta-feira (27), com realização de mesas redondas e palestras, exposição de tecnologias e produtos da pesquisa, transferência de tecnologia, vitrines tecnológicas, minibibliotecas e outras atrações para o público participante. O evento é uma ação da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Durante o evento, a Embrapa Cocais vai debater, dentre outros temas, Propagação rápida de manivas nos cultivos biofortificados, com o pesquisador José de Ribamar Veloso; Importância dos cultivos biofortificados: segurança alimentar e nutricional e Sistema alternativo integrado para produção de alimentos integrados com os cultivos biofortificados, com o chefe de transferência de tecnologia, Carlos Vitoriano; Sistema alternativo de criação de galinhas caipiras, com o analista Talmir Quinzeiro; Manejo do arroz de terras altas, irrigado e desenvolvimento de biofortificados, Manejo do arroz em sistema de sequeiro favorecido e biofortificado para baixada maranhense e Sistemas agrícolas consorciados para a agricultura familiar e desenvolvimento de biofortificados, com o analista Carlos Martins; e Uso do acervo das Minibibliotecas da Embrapa para formação de multiplicadores, com a analista Enila Nobre.

Segundo o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, a expectativa com o evento são as melhores possíveis. “Esperamos que a Feira tenha, como costumeiramente, muito sucesso de público, atrações, tecnologias, negócios e que a presença da pesquisa agropecuária deixe contribuição efetiva, que faça diferença para o produtor, especialmente o familiar, que é o grande alvo deste evento”.

Vitrines tecnológicas – Ações de natureza educativa também são parte da Agritec de Itapecuru, voltadas para produtores rurais, estudantes secundaristas e universitários, professores e crianças, adolescentes e jovens de escolas municipais e estaduais de Itapecuru-Mirim. Nas vitrines tecnológicas, os visitantes poderão conferir tecnologias da Embrapa: Sisteminha, cultivos biofortificados, arroz de terras altas e de sequeiro favorecido. Além disso, haverá demonstração das Minibibliotecas da Embrapa, iniciativa de incentivo à leitura e à inclusão produtiva no meio rural. Na ocasião, três Minibibliotecas serão cedidas a órgãos locais, a exemplo de escolas familiares rurais, entre outros. O Embrapa & Escola, programa que estimula o interesse pelo conhecimento científico em crianças e jovens, vai aproveitar as vitrines montadas, o acervo presente das Minibibliotecas e ainda o Teatro de Fantoches e as Rodas de Conversa da Agência estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED-MA para reforçar as ações educativas na Agritec. Saiba mais sobre o Embrapa Escola, as Minibibliotecas.

Números de sucesso – As Agritecs visitam todos os anos municípios maranhenses com o objetivo de desenvolver agricultura familiar e dar acesso dos produtores rurais ao conhecimento e às novas tecnologias para melhorar a produção, em quantidade e qualidade. Além disso, as feiras são um espaço reservado à divulgação e à comercialização dos produtos dos agricultores familiares e de acesso às instituições financeiras, entre outras oportunidades.

De 2015 a 2017, a Agritec já alcançou um público de mais de 150 mil pessoas em 175 municípios de dez territórios maranhenses. Foram movimentados cerca de R$ 15 milhões em investimentos e comercialização via contratos com instituições financeiras, levando um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural, oferecidos pelo Governo do Maranhão. Ao todo, as Feiras já capacitaram cerca de 15 mil agricultores familiares.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui